Login



Premiados da Matemática
Seg, 18 de Julho de 2016 15:50

Estudantes do Campus Muzambinho recebem medalhas pelas participações nas Olimpíadas de Matemática: OBMEP e Canguru.

medalhasNa última quinta-feira, 14 de julho, aconteceu a entrega das medalhas e certificados de menção honrosa aos alunos e ex-alunos que participaram das olimpíadas de Matemática: OBMEP 2015 e Olimpíada Canguru 2016.

Além dos discentes e alguns familiares, a reunião contou com a presença da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof. Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, da Coordenadora Geral de Ensino, prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel e dos professores de Matemática, Renato Machado Pereira, Manuel Messias da Silva e Carlos Renato Soares.

Na Olimpíada Canguru de Matemática 2016, seis alunos do Campus Muzambinho conquistaram premiações. Entre eles, a estudante do curso Técnico em Informática Integrado, Cibele Louise de Almeida Cardoso, conquistou medalha de ouro. Confira abaixo a relação dos premiados:

Medalha de Ouro
Cibele Louise de Almeida Cardoso

Medalha de Prata
Hugo Rodrigues Salomão
André Rodrigues Gomes Silva
Merhy Endy Dias Faria

Medalha de Bronze
Haislan Wellington Gouveia dos Santos
Bruno Tadeu Dival Procópio

Na edição do ano passado, a 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), quatro estudantes do Campus Muzambinho receberam medalhas de prata pela participação que tiveram na OBMEP 2015. Aqueles que conquistaram menção honrosa, ganharam um certificado pela participação na Olimpíada. Confira abaixo o nome dos premiados (alguns deles são ex-alunos do Campus):

Medalha de prata
Bruno Januário Braz da Silva
Cibele Louise de Almeida Cardoso
Bruno Tadeu Dival Procópio
André Rodrigues Gomes da Silva

Menção honrosa
Maria Alice S. F. de Araujo
Francielli Vieira S. de Paula
Andrês Rodrigues Oliveira
Merhy Endy Dias Faria
Beatriz Goncalves Mariano
Hugo Rodrigues Salomão
José Vinicius de Moraes
Gabriela Silva Bochi
João Pedro Riboli Marques
Rafael Vicente Da Silva

Foi o melhor resultado na OBMEP conquistado pelo Campus Muzambinho em suas participações. Em posição numérica, os estudantes que conseguiram as medalhas de prata ficaram entre os dois mil melhores alunos de escolas públicas do Brasil entre os mais de 17 milhões de participantes.

SOBRE A OLIMPÍADA CANGURU DE MATEMÁTICA

A edição 2016 da Olimpíada Canguru de Matemática reuniu a participação de 172.994 estudantes entre alunos do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. O conteúdo programático da prova acompanha as séries dos alunos e a premiação também é concedida de forma conjunta a cada categoria. Nesta última edição, apenas 6% dos participantes receberam algum tipo de premiação (ouro, prata ou bronze).

Foi a primeira vez que o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participou desta Olimpíada. A iniciativa surgiu de um dos medalhistas, Bruno Procópio, que procurou um dos professores de Matemática e manifestou interesse em participar da competição. Todos os estudantes dos cursos integrados foram convidados a participar e 42 deles realizaram a prova. Em comparação com os números totais, o Campus Muzambinho está acima da média - com 14% de participantes premiados, sendo que a média total é pouco mais de 6%.

A prova é composta de 30 questões que são divididas em três blocos que valem 3, 4 e 5 pontos cada questão. No entanto, as respostas erradas, rasuradas ou marcadas com mais de uma opção anulam a questão e acarretam um desconto de 25% do valor da questão. Para não perder pontos, o aluno tem a opção de marcar x numa coluna específica. A duração da prova é de 1 hora e 40 minutos. A aplicação da prova respeita alguns regulamentos internacionais.

"A prova exige não só conhecimento de Matemática, mas também a capacidade de estratégia para gerenciar o tempo, que é muito curto, e de saber usar a coluna X, isto é, não 'chutar' a resposta, saber concluir que não sabe determinada questão e marcar X nela para não perder nota", explicou o professor de Matemática Renato Machado Pereira.

SOBRE A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)

A OBMEP acontece uma vez por ano e tem como objetivo estimular o estudo, melhorar o ensino e revelar talentos na área da Matemática. A Olimpíada acontece em duas fases: uma objetiva que aconteceu no dia 02 de junho e outra discursiva realizada no dia 12 de setembro. No Campus Muzambinho, a prova é realizada por todos estudantes do Ensino Médio - cerca de 650 alunos. Desse total, 5% se classificam para a segunda fase (discursiva).

A Olimpíada teve o maior número de escolas e municípios participantes em 2015: 47.582 escolas de 5.538 cidades (99.48% dos municípios brasileiros). Ao todo, foram quase 18 milhões de participantes em todo o Brasil e somente 0,3% desse total recebe alguma premiação. Dentre os premiados, 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata, 4501 medalhas de bronze e 42283 menções honrosas são distribuídas aos estudantes. Os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.)

Iniciada em 2005, a Olimpíada é promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e Inovação e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A edição de 2016 já teve sua primeira fase concluída no dia 07 de junho e o Campus Muzambinho já tem a relação dos 31 alunos classificados para a segunda fase que acontecerá no dia 10 de setembro.

Grupo de estudos de Matemática

Para realização dessas provas e de outras dúvidas recorrentes, os estudantes do Campus Muzambinho contam com o projeto desenvolvido pelos professores Renato Machado Pereira e Manuel Messias da Silva. Juntos, os docentes realizam dois grupos de estudos em horários extra-classe para os alunos desenvolverem suas habilidades na área. "A ideia é estimular os alunos no interesse pela matemática. Com os grupos de estudos, procuramos estudar teorias da matemática que costumam cair mais nessas olimpíadas e, assim, prepará-los tanto para as provas, quanto também para o vestibular", conclui Renato.

No prédio da informática, às 11h de toda quinta-feira, o professor Renato desenvolve um trabalho sobre Análise Combinatória e Probabilidade. Já no Prédio H, às 11h de toda terça-feira, o professor Manuel realiza um grupo de estudos sobre Geometria.

Não foi a primeira vez que o Campus Muzambinho tem seus estudantes premiados em competições de Matemática. Confira abaixo os links das matérias de cada uma das premiações e conquistas:

- Olimpíada Canguru de Matemática 2016

- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2015

- Olimpíada de Matemática da Unicamp 2015

- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2014

- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2013 e 2012

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Pedro Pioli

Confira as fotos: