Olimpíada de Matemática
Seg, 17 de Agosto de 2015 14:01

Alunos do Campus Muzambinho classificados realizam 2ª Fase da Olimpíada de Matemática da Unicamp.

Cinco estudantes do Campus Muzambinho participaram da segunda fase da Olimpíada de Matemática da Unicamp realizada no último sábado, 15 de agosto. Ao todo, para esta etapa, oito discentes conseguiram classificação: Bruno Januário Braz da Silva (medalhista de bronze na OBMEP), Francielli Vieira Silva de Paula, Marina Martins de Aguiar, Thais Aquino Lima, Andrês Rodrigues Oliveira, Alexandre Carvalho Ribeiro Júnior, Gabriela Silva Bochi e Maria Alice Silva Ferraz de Araújo. Os estudantes foram acompanhados até a cidade paulista pelo professor Renato Machado Pereira.

Olimpíada de Matemática 1

Essa competição ocorre desde 1985 e está na sua 31ª edição. É um evento que procura incentivar os alunos a discutirem e resolverem questões que implicam nas temáticas: formulação matemática do problema proposto, clareza no raciocínio lógico, justificativa para cada passo no processo de resolução de uma questão, organização na apresentação da resolução de uma questão, uso correto de unidades e figuras e, quando for o caso, a iniciativa de procurar soluções interessantes.

O Campus Muzambinho desenvolve um trabalho que estimula e prepara os seus alunos para realização de provas deste tipo. Uma das iniciativas é realizada pelos professores de Matematica Renato Machado Pereira, Manuel Messias da Silva e Eliane Cristina da Silva, que organizam um grupo de estudo que oferece apoio ao estudo em horários extras com os estudantes interessados.

Além das duas primeiras fases, a Olimpíada de Matemática da Unicamp possui uma última etapa que será realizada em outubro. A premiação acontecerá no dia 12 de dezembro no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: