Premiação da OBMEP
Sex, 14 de Agosto de 2015 10:40

Estudante do Campus Muzambinho vai receber medalha em evento da Superintendência Regional de Ensino.

Bruno-medalista-e-professor-RenatoNa próxima quinta-feira, 20 de agosto, em Poços de Caldas, acontecerá uma cerimônia de premiação com estudantes medalhistas que participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na ocasião, Bruno Januário Braz da Silva (esquerda), estudante do técnico em Informática Integrado do Campus Muzambinho, vai ser um dos premiados na solenidade.

O aluno conquistou a medalha de bronze pela participação na 10ª Edição da OBMEP que aconteceu em todo o Brasil. Ao todo, mais de 18 milhões de alunos realizaram a avaliação e somente 6501 (3,5%) receberam alguma medalha pela participação. Pela oitava vez consecutiva, as escolas de Minas Gerais ocuparam a primeira colocação no ranking de medalhas da Olimpíada.

"A participação na Olimpíada ajuda a desenvolver o nosso raciocínio lógico e a ter uma visão melhor de mundo", disse o aluno que já tinha feito a edição anterior da prova e conquistado menção honrosa pelo seu resultado.

A OBMEP ocorre em duas fases: uma objetiva e outra discursiva. No Câmpus Muzambinho, a prova é realizada por todos estudantes do Ensino Médio - cerca de 650 alunos. Em 2014, 31 estudantes se classificaram para a segunda fase (discursiva) e nove deles conquistaram essas premiações. Para saber mais sobre os outros premiados pela participação na OBMEP de 2014,clique aqui.

"O objetivo dessa prova é estimular o estudo, melhorar o ensino e revelar talentos na área da Matemática. Essa Olimpíada exige agilidade no raciocínio, habilidade de interpretação e capacidade de expressar os conhecimentos de lógica e matemática", explicou o prof. Renato Machado Pereira (direita) que desenvolve um trabalho que estimula e prepara os alunos do Campus para a realização da OBMEP.

Essa iniciativa é desenvolvida em conjunto com os outros professores de matemática do Campus, prof. Manuel Messias da Silva e prof.ª Eliane Cristina da Silva, e promove encontros em horários extras com diversos estudantes interessados. O trabalho já vem rendendo resultados. Não é a primeira vez que estudantes do Campus Muzambinho se destacam nessa competição nacional.

Olimpíada de Matemática da Unicamp

Na manhã do próximo sábado, 15 de agosto, acontecerá a segunda fase da Olimpíada de Matemática da Unicamp em Campinas - SP. Para esta etapa, oito estudantes do Campus Muzambinho foram classificados. Além do medalhista da OBMEP, Bruno Januário Braz da Silva, também passaram para esta etapa os alunos: Francielli Vieira Silva de Paula, Marina Martins de Aguiar, Thais Aquino Lima, Andrês Rodrigues Oliveira, Alexandre Carvalho Ribeiro Júnior, Gabriela Silva Bochi e Maria Alice Silva Ferraz de Araújo.

Essa competição ocorre desde 1985 e está na sua 31ª edição. É um evento que procura incentivar os alunos a discutirem e resolverem questões que implicam nas temáticas: formulação matemática do problema proposto, clareza no raciocínio lógico, justificativa para cada passo no processo de resolução de uma questão, organização na apresentação da resolução de uma questão, uso correto de unidades e figuras e, quando for o caso, a iniciativa de procurar soluções interessantes.

Além dessas duas primeiras fases, a Olimpíada de Matemática da Unicamp possui uma última etapa que será realizada em outubro. A premiação acontecerá no dia 12 de dezembro no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos de alguns dos estudantes premiados e dos professores de Matemática do Campus Muzambinho: