OBMEP 2014
Ter, 02 de Dezembro de 2014 08:35

Nove estudantes do Câmpus recebem premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Na última sexta-feira, 28 de novembro, foram divulgados os resultados da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Dessa listagem, nove estudantes do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho conquistaram premiações: um estudante foi premiado com medalha de bronze e outros oito conseguiram menções honrosas pela participação na prova.

Em todo o Brasil, mais de 18 milhões de alunos realizaram a avaliação e somente 6.501 (3,5%) receberam alguma medalha pela participação. Pela oitava vez consecutiva, as escolas de Minas Gerais ocuparam a primeira colocação no ranking de medalhas da Olimpíada.

Bruno-medalista-e-professor-RenatoA medalha de bronze desta 10ª Edição da OBMEP foi conquistada pelo estudante Bruno Januário Braz da Silva (foto), que no ano passado já havia conseguido menção honrosa. "A participação na Olimpíada ajuda a desenvolver o nosso raciocínio lógico e a ter uma visão melhor de mundo", disse o aluno que está no 2º ano do curso técnico em Informática Integrado e que vai aproveitar as próximas férias para estudar para a OBMEP do ano que vem e melhorar ainda mais seu desempenho.

"O objetivo dessa prova é estimular o estudo, melhorar o ensino e revelar talentos na área da Matemática. Essa Olimpíada exige agilidade no raciocínio, habilidade de interpretação e capacidade de expressar os conhecimentos de lógica e matemática", explicou o prof. Renato Machado Pereira que desenvolve um trabalho que estimula e prepara os alunos do Câmpus para a realização da OBMEP.

Essa iniciativa é desenvolvida em conjunto com os outros professores de matemática do Câmpus, prof. Manuel Messias da Silva e prof.ª Eliane Cristina da Silva, e promove encontros em horários extras com diversos estudantes interessados. Esse trabalho já vem rendendo resultados. Não é a primeira vez que estudantes do Câmpus Muzambinho se destacam nessa competição nacional.

Em 2012 e 2013, diversas menções honrosas foram conquistadas por alunos da instituição. Em outubro deste ano, 14 estudantes receberam das mãos do Diretor-Geral do Câmpus, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, e da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Lopes Vieira Mendonça, os certificados de participação nessas Olimpíadas. Para saber mais sobre esse encontro, clique aqui.

A OBMEP acontece em duas fases: uma objetiva em maio e outra discursiva em setembro. No Câmpus Muzambinho, a prova é realizada por todos estudantes do Ensino Médio - cerca de 650 alunos. Na OBMEP de 2014, 31 estudantes se classificaram para a segunda fase (discursiva) e nove deles conquistaram essas premiações.

Os ganhadores de medalhas podem participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) que é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além de receberem uma bolsa de incentivo, os estudantes poderão desenvolver diversas atividades presenciais e virtuais para discussão e aprimoramento das suas habilidades matemáticas. Para saber mais, acesse o site da OBMEP.

Confira a relação dos premiados na OBMEP neste ano:

• Bruno Januário Braz da Silva - Info-D (Medalha de Bronze na OBMEP 2014 e Menção Honrosa na OBMEP 2013)
  • João Paulo Pio Tomaz Ruela - Info-C (Menção honrosa na OBMEP 2014 e na OBMEP 2013)
  • Wellen Aparecida Lopes - Info-C (Menção honrosa na OBMEP 2014 e na OBMEP 2013)
  • Andrês Rodrigues Oliveira - Info-B (Menção honrosa na OBMEP 2014)
  • Gabriela Silva Bochi - Info-C (Menção honrosa OBMEP 2014)
  • José Vinicius de Moraes - Info-B (Menção honrosa na OBMEP 2014)
  • Lívia Maria Alves - Agro-A (Menção honrosa na OBMEP 2014)
  • Marko Antônio Ruela Hipolito - Agro-F (Menção honrosa na OBMEP 2014)
  • Mateus Ribeiro Piza - Agro-I (Menção honrosa na OBMEP 2014)

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos de alguns dos estudantes premiados e dos professores de Matemática do Câmpus Muzambinho: