Destaques da Matemática
Ter, 03 de Maio de 2016 14:51

Mais uma vez, estudantes do Campus Muzambinho conquistam premiações em Olimpíada de Matemática. Confira!

Foi divulgado recentemente o resultado da Olimpíada Canguru de Matemática e seis alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho conquistaram premiações entre os participantes. Entre eles, a estudante do curso Técnico em Informática Integrado, Cibele Louise de Almeida Cardoso, conquistou medalha de ouro. Confira abaixo a relação dos premiados:

Medalha de Ouro
Cibele Louise de Almeida Cardoso - INFO-C

Medalha de Prata
Hugo Rodrigues Salomão - INFO-D
André Rodrigues Gomes Silva - INFO-B
Merhy Endy Dias Faria - INFO-C

Medalha de Bronze
Haislan Wellington Gouveia dos Santos - INFO-B
Bruno Tadeu Dival Procópio - INFO-B

Premiados - Olimpíada Canguru 2016

A edição 2016 da Olimpíada Canguru de Matemática reuniu a participação de 172.994 estudantes entre alunos do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. O conteúdo programático da prova acompanha as séries dos alunos e a premiação também é concedida de forma conjunta a cada categoria. Nesta última edição, apenas 6% dos participantes receberam algum tipo de premiação (ouro, prata ou bronze).

Foi a primeira vez que o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participou desta Olimpíada. A iniciativa surgiu de um dos medalhistas, Bruno Procópio, que procurou um dos professores de Matemática e manifestou interesse em participar da competição. Todos os estudantes dos cursos integrados foram convidados a participar e 42 deles realizaram a prova. Em comparação com os números totais, o Campus Muzambinho está acima da média - com 14% de participantes premiados, sendo que a média total é pouco mais de 6%.

A prova é composta de 30 questões que são divididas em três blocos que valem 3, 4 e 5 pontos cada questão. No entanto, as respostas erradas, rasuradas ou marcadas com mais de uma opção anulam a questão e acarretam um desconto de 25% do valor da questão. Para não perder pontos, o aluno tem a opção de marcar x numa coluna específica. A duração da prova é de 1 hora e 40 minutos. A aplicação da prova respeita alguns regulamentos internacionais.

"A prova exige não só conhecimento de Matemática, mas também a capacidade de estratégia para gerenciar o tempo, que é muito curto, e de saber usar a coluna X, isto é, não 'chutar' a resposta, saber concluir que não sabe determinada questão e marcar X nela para não perder nota", explicou o professor de Matemática Renato Machado Pereira.

Para realização dessas provas e de outras dúvidas recorrentes, os estudantes do Campus Muzambinho contam com o projeto desenvolvido pelos professores Renato e Manuel Messias da Silva. Juntos, os docentes realizam dois grupos de estudos em horários extra-classe para os alunos desenvolverem suas habilidades na área. "A ideia é estimular os alunos no interesse pela matemática. Com os grupos de estudos, procuramos estudar teorias da matemática que costumam cair mais nessas olimpíadas e, assim, prepará-los tanto para as provas, quanto também para o vestibular", conclui Renato.

No prédio da informática, às 11h de toda quinta-feira, o professor Renato desenvolve um trabalho sobre Análise Combinatória e Probabilidade. Já no Prédio H, às 11h de toda terça-feira, o professor Manuel realiza um grupo de estudos sobre Geometria.

Os dois professores solicitaram a entrega das medalhas físicas aos seis alunos premiados na Olimpíada Canguru de Matemática. A previsão é que os discentes recebam as medalhas no próximo mês.

Não foi a primeira vez que o Campus Muzambinho tem seus estudantes premiados em competições de Matemática. Confira abaixo os links de outras premiações e conquistas:

- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2015

- Olimpíada de Matemática da Unicamp 2015