OBMEP 2015
Ter, 01 de Dezembro de 2015 07:23

Doze estudantes do Campus Muzambinho conquistam premiações na OBMEP 2015. Dois são medalhistas de prata!

Na última sexta-feira, 27 de novembro, foram divulgados os resultados da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Nesta edição, doze estudantes do Campus Muzambinho conquistaram premiações na prova: dois medalhistas de prata e dez estudantes com menção honrosa. Confira os estudantes premiados:

Estudantes do Campus Muzambinho são destaques na OBMEP 3 - Cópia

ESTUDANTE TURMA PRÊMIO
Bruno Januário B. da Silva Info-F Medalha de Prata
Cibele Louise de Almeida C. Info-A Medalha de Prata
Maria Alice S. F. de Araujo Info-F Menção honrosa
Francielli Vieira S. de Paula Info-A Menção honrosa
Andrês Rodrigues Oliveira Info-D Menção honrosa
Merhy Endy Dias Faria Info-A Menção honrosa
Beatriz Goncalves Mariano Alim-A Menção honrosa
Hugo Rodrigues Salomao Info-B Menção honrosa
José Vinicius de Moraes Info-D Menção honrosa
Gabriela Silva Bochi Info-E Menção honrosa
João Pedro Riboli Marques Info-F Menção honrosa
Rafael Vicente Da Silva Info-B Menção honrosa

É o melhor resultado conquistado pelo Campus Muzambinho em suas participações. Ao longo do ano, os estudantes estiveram presentes também na Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Mineira de Matemática e Olimpíada de Matemática da Unicamp.

Estudantes do Campus Muzambinho são destaques na OBMEP 1"A OBMEP deste ano superou todas as outras provas realizadas. Além disso, em quantidade de alunos que conseguiram premiações e em relação às próprias premiações o resultado foi melhor que a prova do ano passado", contou o professor de Matemática Renato Machado Pereira (último à esquerda).

Em posição numérica, os dois estudantes do Campus Muzambinho que conseguiram as medalhas de prata, Cibele e Bruno (ao lado), ficaram entre os dois mil melhores alunos de escolas públicas do Brasil entre os mais de 17 milhões de participantes.

Os professores de Matemática do Campus Muzambinho desenvolvem um trabalho que estimula e prepara os alunos para a realização das olimpíadas. Além do prof. Renato, a iniciativa é desenvolvida também pelos docentes Manuel Messias da Silva (centro da foto), Eliane Cristina da Silva e Carlos Renato Soares.

O projeto promove encontros em horários extras com os estudantes interessados e esse ótimo desempenho na OBMEP é também fruto desse trabalho.

"Essas provas são complexas e exigem agilidade no raciocínio, habilidade de interpretação e capacidade de expressar os conhecimentos de lógica e matemática", explicou o prof. Renato.

Bruno-medalista-e-professor-Renato

O bom resultado de estudantes do Campus Muzambinho na prova não é novidade. Alguns alunos premiados nesta edição já conquistaram qualificações em Olimpíadas anteriores. De 2012 pra cá, os alunos da instituição conseguiram 30 premiações.

Um dos estudantes melhores colocados, Bruno Januário da Silva (esquerda), já vinha se destacando em provas anteriores. Em sua primeira participação, em 2013, recebeu menção honrosa e, no ano passado foi medalhista de bronze.

A OBMEP acontece uma vez por ano e tem como objetivo estimular o estudo, melhorar o ensino e revelar talentos na área da Matemática. A Olimpíada acontece em duas fases: uma objetiva que aconteceu no dia 02 de junho e outra discursiva realizada no dia 12 de setembro. No Campus Muzambinho, a prova é realizada por todos estudantes do Ensino Médio - cerca de 650 alunos. Desse total, 5% se classificam para a segunda fase (discursiva).

A Olimpíada teve o maior número de escolas e municípios participantes em 2015: 47.582 escolas de 5.538 cidades (99.48% dos municípios brasileiros).

Ao todo, foram quase 18 milhões de participantes em todo o Brasil e somente 0,3% desse total recebe alguma premiação. Dentre os premiados, 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata, 4501 medalhas de bronze e 42283 menções honrosas são distribuídas aos estudantes.

Os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) que será realizado ao longo de 2016. Os prêmios serão entregues em 2016.

Iniciada em 2005, a Olimpíada é promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e Inovação e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira fotos dos estudantes, professores de Matemática e Diretor-Geral, prof. Luiz Carlos: