Computação Aplicada
Qua, 02 de Agosto de 2017 08:02

LabSoft realiza seminário sobre projetos na área de computação aplicada à educação.

Capa IMG 5401

No dia 06 de junho, das 9 às 12 horas, foi realizado o 10º Seminário do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft).

O Seminário contou com a participação dos professores Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, Paulo Cesar dos Santos e Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder. A iniciativa possibilitou o debate e sugestão de novas ideias, assim como o alinhamento de algumas propostas.

Na ocasião, ocorreram as seguintes apresentações:

Apresentador: Widimarque de Andrade Santos (Estudante do 3º Período - Ciência da Computação)
Título: Modelagem, desenvolvimento e avaliação de aplicativo móvel na alfabetização de crianças.
Orientador: Ramon Marques
Tipo: Iniciação Científica

Apresentador: Lucas Cardoso Silva (Estudante do 7º Período - Ciência da Computação)
Título da Apresentação 1: Validação do Método de Pair Programming orientado a Testes
Orientador: Paulo César dos Santos
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso

Título da Apresentação 2: Desenvolvimento de corretor automático para algoritmos em pseudocódigo
Orientador: Paulo César dos Santos
Tipo: Iniciação Científica

Apresentador: Vitória Mendes Silva (Estudante do 5º Período - Ciência da Computação)
Título: Atividades desenvolvidas no estágio - LabSoft

Apresentador: Perses de Vilhena (Estudante do 5º Período - Ciência da Computação)
Título: Atividades desenvolvidas no estágio - LabSoft

Conheça um pouco mais sobre o LabSoft

O LabSoft – Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação vem se consolidando nos últimos anos com os resultados dos trabalhos aceitos e divulgados perante a comunidade científica nacional e internacional. O laboratório foi criado em 2012, com o apoio do NDE, Colegiado do Curso de Ciência da Computação e da Direção do Campus Muzambinho.

Os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos professores e alunos seguem duas linhas básicas: Educação e Tecnologia. As subáreas relacionadas são: Educação em Computação, Computação Aplicada à Educação e Educação Especial, Educação a Distância, Desenvolvimento Web, Web Semântica, Desenvolvimento de Jogos Educacionais e Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs).

Atualmente, participam três docentes que atuam como membros: Aracele Fassbinder, Ramon Marques e Paulo César dos Santos. A pedagoga Giovanna Maria Abrantes Carvas e as professoras Ieda Mayumi, Iara de Oliveira, Aline Marques e Sandra Miranda participam como colaboradoras internas (IFSULDEMINAS). E a professora Ellen Barbosa (USP-ICMC) atua como colaboradora externa.

Cerca de dez estudantes estão envolvidos em atividades diversas, tais como estágio, iniciação científica, projeto acadêmico ou trabalho de conclusão de curso sob orientação dos professores ligados ao laboratório.

Periodicamente são realizados os seminários de grupo do LabSoft, os quais têm como objetivo criar um espaço para integração acadêmica entre os alunos, professores e demais colaboradores do grupo de estudos em Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação, a fim de que atividades desenvolvidas no estágio, projetos de iniciação científica ou conclusão de curso, experiências de intercâmbio estudantil, dentre outras, sejam discutidas e refletidas.

Quando um aluno ou professor faz uma apresentação para os demais, cria-se um canal de sugestões, críticas construtivas e identificação de interesses comuns, o que pode resultar em novas ideias, novos projetos e na melhoria das atividades ainda pendentes.

Vejam também notícias anteriores sobre a organização e participação em eventos, publicações e ações organizadas pelo LabSoft:

Organização de eventos:

Apresentação de trabalhos em eventos nacionais:

Apresentação de trabalhos em eventos internacionais:

Projetos de extensão que oferece minicursos e capacitação aos docentes e estudantes:

Vejam notícias sobre seminários anteriores:

Reportagens especiais:

Reportagem Especial - Campus Muzambinho

Reportagem - Três anos de LabSoft

Mais informações:

Site do LabSoft: http://labsoft.muz.ifsuldeminas.edu.br

Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/labsoft.ifsuldeminas

Localização: Sala de Pesquisa 24, Terceiro Andar, Prédio Pedagógico de Informática.

TEXTO E FOTOS: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

Confira fotos do Seminário:

Conheça um pouco mais sobre o LabSoft
Colegiado do Curso de Ciência da Computação e da Direção do Campus Muzambinho.
(MOOCs).
ao laboratório.

intercâmbio estudantil, dentre outras, sejam discutidas e refletidas.
projetos e na melhoria das atividades ainda pendentes.
organizadas pelo LabSoft:
Organização de eventos
A Hora do Código
Ada Lovelace Day
Workshop de Educação Aberta

Apresentação de trabalhos em eventos nacionais
3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE)

lV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e X Conferência Latino-Americana de
Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO)
Brazilian Technology Symposium (BTSym)
Apresentação de trabalhos em eventos internacionais
VIII Conferência da ABEP-UK
21º Congresso Internacional de Informática Educativa.
45th Annual Frontiers in Education (FIE) Conference
44th Annual Frontiers in Education (FIE) Conference
Minicurso de Lousa Digital no Campus Inconfidentes
Fundamentos do Google para o Ensino
V Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT.
Palestra sobre Tecnologias da Informação em salas de aula
Vejam notícias sobre seminários anteriores:

● 18/09/2014
● 26/03/2015