Palestra e Certificação
Qua, 21 de Setembro de 2016 11:13

Evento promove palestra sobre Tecnologias da Informação em salas de aula e entrega de certificados de projetos.

Na última quarta-feira, 14 de setembro, aconteceu uma palestra sobre Informática na Educação para alunos e professores do Campus Muzambinho e das redes municipal e estadual de ensino. O evento ocorreu no auditório do Prédio Pedagógico e reuniu mais de 200 pessoas das cidades de Muzambinho, Monte Belo e Caconde.

Intitulada como "Informática na Educação: recursos digitais, metodologias ativas de ensino-aprendizagem e perspectivas de aplicação", a palestra foi ministrada pela professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder. Do Campus Muzambinho, estiveram presentes estudantes e docentes dos cursos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação e Técnico em Informática.

A iniciativa foi organizada por meio dos projetos de pesquisa e extensão "Uma investigação sobre a influência de oficinas de computação desplugada e inclusão digital como forma de promover melhora no raciocínio lógico e na capacidade de abstrair dados dos indivíduos" e "Programa Aluno Digital: o uso de tecnologia da informação e comunicação em ambiente escolar".

A prof.ª Aline Marques Del Valle, uma das organizadoras do evento, explica que há algum tempo o Campus Muzambinho vem trabalhando com a informática no contexto escolar por meio dos projetos de pesquisa e extensão citados acima com instituições regionais.

"Nestes trabalhos são desenvolvidas atividades de ensino de: lógica de programação por meio de computação desplugada, programação com Scratch, informática básica para alunos e professores, e tecnologias na educação. Com o objetivo de consolidar a importância da informática neste contexto, pensou-se numa palestra onde fossem destacadas tecnologias e metodologias de ensino", comentou ela.

Após a palestra, todos os envolvidos nesses projetos de pesquisa e extensão receberam certificados de participação na iniciativa.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Robertto Cavalcanti