Login



Educação Aberta - Workshop
Sex, 26 de Maio de 2017 08:15

Campus Muzambinho sedia a primeira edição do Workshop de Educação Aberta do IFSULDEMINAS.

Capa DSC 0019

Na última terça-feira, 23 de maio, o Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, com apoio e colaboração da Diretoria de Educação a Distância do IFSULDEMINAS, promoveu o I Workshop de Educação Aberta do IFSULDEMINAS.

O evento também teve o apoio do curso de Ciência da Computação, da Diretoria Geral e do Departamento de Desenvolvimento Educacional do campus Muzambinho.

O 1º Workshop de Educação Aberta do IFSULDEMINAS teve como objetivo aumentar a conscientização da comunidade sobre o movimento da educação aberta e o seu impacto no ensino e aprendizagem. Nessa primeira edição, foram discutidos especificamente questões relacionadas aos Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs) e Recursos Educacionais Abertos (REAs).

Adicionalmente, em um ato simbólico, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, assinou o edital para seleção de propostas de produção de cursos abertos online e massivos. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de MOOCs pelos docentes do IFSULDEMINAS, principalmente para as plataformas Tim Tec e MiríadaX.

Segundo uma das organizadoras do evento, a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, "o termo "educação aberta" vem sendo utilizado para descrever práticas diferentes, em contextos diferentes ao longo da história. Não é um termo novo. Data da década de 60 e, naquela ocasião, significava o uso de diferentes metodologias na sala de aula para crianças, jovens e também as Universidades Abertas. A educação aberta contemporânea tem uma roupagem nova, em função das novas tecnologias educacionais que nos permitem fazer coisas diferentes, compartilhar e construir conhecimento utilizando recursos digitais".

Cursos Abertos Online e Massivos (do inglês Massive Open Online Courses - MOOCs) podem ser compreendidos, de forma geral, como sendo cursos disponibilizados por meio da Internet, sem custo, oferecidos para um número muito grande de pessoas. Alguns autores também sustentam que MOOCs são uma continuação da tendência em inovação, experimentação e do uso da tecnologia iniciada pelo ensino a distância e online. Uma oportunidade para repensarmos ensino e aprendizagem no contexto aberto e virtual.

Já os Recursos Educacionais Abertos ou REAs (do inglês Open Educational Resources – OERs) ajudam as pessoas a adquirem consciência crítica sobre o seu papel em uma sociedade cada vez mais mediada por recursos digitais. Para que tenham clareza de como, quando, e porque compartilhar conhecimento e recursos. Assim como, fomentam o compartilhamento de boas ideias, incentivam o desenvolvimento de novas maneiras de fazer uso de recursos educacionais, novas práticas didáticas e encorajam a troca de experiências entre alunos e professores, reduzindo barreiras legais ou empecilhos técnicos.

Links úteis:

Acesso à plataforma de MOOCs do IFSULDEMINAS: https://mooc.ifsuldeminas.edu.br/

LabSoft – Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação: http://labsoft.muz.ifsuldeminas.edu.br/

Página do Workshop de Educação Aberta: http://labsoft.muz.ifsuldeminas.edu.br/projetos/wea/

Página do Curso de Ciência da Computação – Campus Muzambinho: http://comp.muz.ifsuldeminas.edu.br/

Educação Aberta: http://aberta.org.br/faq/

Caderno de REAs para Professores: http://educacaoaberta.org/cadernorea/  

MOOCs: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/download/2959/2693

TEXTO: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

FOTOS: Pedro Pioli

Confira as fotos: