Ouro no JIF
Seg, 10 de Outubro de 2016 07:14

Campus Muzambinho conquista ouro no xadrez feminino individual e geral na etapa nacional do JIF 2016.

Entre os dias 04 e 09 de outubro, aconteceram as competições da última etapa dos Jogos dos Institutos Federais 2016 (JIF 2016). Esta etapa nacional foi realizada no Instituto Federal de Brasília e reuniu 1500 estudantes de 35 instituições de ensino de todas as regiões do país. O Campus Muzambinho foi representado pelas estudantes que conquistaram o lugar mais alto no pódio no xadrez feminino no geral e individual e 2º lugar na classificação por equipes. A delegação foi formada pelas alunas:

• Marina Martins de Aguiar (1º lugar geral, 1º lugar no individual e 2º lugar por equipes)
  • Jaqueline Eduarda de Oliveira Santos (1º lugar geral, 2º lugar por equipes e 5º lugar no individual)
  • Laura Ellen Moreira (1º lugar geral, 2º lugar por equipes e 6º lugar no individual)
  • Thagillys de Souza Rego (1º lugar geral, 2º lugar por equipes e 21º no individual)
  • Julia Faria Palma Carvalho Guimarães (1º lugar geral e 2º lugar por equipes)
  • Ligia Eduarda de Araújo Silva (1º lugar geral, 2º lugar por equipes e 13º lugar no individual)

classificacao

As atletas do Campus foram acompanhadas pela equipe técnica composta pelo prof. Antônio Sérgio Maritan Junior e pelo prof. Dênis Bueno da Silva que é também coordenador de Esportes do IFSULDEMINAS. Entre os campi do IFSULDEMINAS, o Campus Muzambinho foi o único a conquistar classificação para a etapa nacional dos jogos.

Após a disputa, o prof. Antônio Sérgio Maritan Júnior agradeceu o empenho e a dedicação dos estudantes que participaram de todas as etapas do torneio e também reconheceu o apoio da Direção do Campus Muzambinho na execução dessa iniciativa. Em agradecimento especial à Cooperativa Escola que colaborou para todas as conquistas no JIF.

Sobre o JIF

Com caráter classificatório, o JIF acontece em três etapas: local, regional e nacional. Os campeões em cada modalidade conquistam vaga para a disputa posterior. Os treinamentos e competições acontecem durante todo o ano.

Para conquistar a vaga na etapa regional, os atletas passaram por uma competição entre os alunos do IFSULDEMINAS. Mais de 500 atletas participaram da etapa local que aconteceu nos campi de Inconfidentes e Pouso Alegre entre 05 e 08 de junho. A Etapa Regional foi disputada em Guarapari e a nacional em Brasília.

No ano passado, a delegação do IFSULDEMINAS que participou da Etapa Nacional conquistou a primeira colocação no judô individual (clique aqui).

Além de ser uma tradicional competição da Rede Federal, o JIF incentiva a prática esportiva e também oportuniza a integração entre os alunos de diferentes instituições e regiões do país. Clique abaixo e confira como foram as outras etapas deste ano:

- Etapa Regional: Campus Muzambinho participa de etapa regional do JIF e conquista classificação para fase nacional

- Etapa Local: Campus Muzambinho conquista o maior número de vitórias nas categorias coletivas na etapa local do JIF

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: