Campus Muzambinho no JIF
Qui, 15 de Setembro de 2016 11:15

Campus Muzambinho participa de etapa regional do JIF e conquista classificação para fase nacional.

Entre os dias 05 e 11 de setembro, aconteceu a Etapa Regional do JIF 2016 na cidade de Guarapari (ES). Com uma delegação de 62 atletas, o Campus Muzambinho participou em oito modalidades esportivas e em uma delas, no xadrez feminino, conseguiu classificação para a última fase do torneio - a Etapa Nacional.

Com o pódio inteiro do Campus Muzambinho no xadrez individual feminino, confira abaixo todos os resultados da instituição nos jogos:

• 1º lugar no Xadrez Feminino Individual com Marina Martins de Aguiar (classificação para Etapa Nacional)
  • 2º lugar no Xadrez Feminino Individual com Jaqueline Eduarda de Oliveira Santos (classificação para Etapa Nacional)
  • 3º lugar no Xadrez Feminino Individual com Laura Ellen Moreira (classificação para Etapa Nacional)
  • 1º lugar no Xadrez Feminino por Equipe (classificação para Etapa Nacional)
  • 2º lugar no Handebol Masculino
  • 2º lugar no Handebol Feminino
  • 2º lugar no Vôlei de Praia Masculino

Entre as estudantes classificadas no xadrez por equipe estão: Marina Martins de Aguiar (1º lugar individual), Jaqueline Eduarda de Oliveira Santos (2º lugar individual), Laura Ellen Moreira (3º lugar individual), Thagillys de Souza Rego, Julia Faria Palma Carvalho Guimarães e Ligia Eduarda de Araújo Silva.

A competição reuniu as equipes dos Institutos Federais dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os atletas do Campus fora acompanhados pela equipe técnica composta pelo prof. Antônio Sérgio Maritan Junior, prof. Luciano Ricardo Gonçalves, prof. Dênis Bueno da Silva e pelas estagiárias Daniely Gaúna e Aline Andrade.

Após a disputa, o prof. Antônio Sérgio Maritan Júnior agradeceu o empenho e a dedicação de todos os estudantes que participaram do torneio e também reconheceu o apoio da Direção do Campus Muzambinho na execução dessa iniciativa.

Participação do IFSULDEMINAS

Além dos 62 atletas do Campus Muzambinho que viajaram para a Etapa Regional, o IFSULDEMINAS levou mais 75 estudantes para representar a instituição. A delegação do IFSULDEMINAS disputou todas as modalidades dos jogos: xadrez (masculino e feminino), vôlei de areia (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), basquetebol (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), futebol de campo, tênis de mesa (masculino e feminino), natação 50 metros costas, atletismo e Judô.

Nesta etapa sudeste dos jogos, o IFSULDEMINAS conquistou o 1º lugar nas modalidades de xadrez feminino por equipe e individual. No feminino individual, ainda faturou a prata e o bronze. No masculino por equipe, subiu no pódio com 3ª colocação. Os alunos do vôlei de areia (feminino e masculino), do handebol (feminino e masculino) e dois atletas do judô masculino conquistaram o segundo lugar nas disputas. Com o bronze, ficaram as equipes de futebol de campo, natação (50m), basquete masculino e dois atletas do judô masculino receberam medalhas de bronze.

Sobre o JIF

Com caráter classificatório, o JIF acontece em três etapas: local, regional e nacional. Os campeões em cada modalidade conquistam vaga para a disputa posterior. Os treinamentos e competições acontecem durante todo o ano.

Para conquistar a vaga na etapa regional, os atletas passaram por uma competição entre os alunos do IFSULDEMINAS. Mais de 500 atletas participaram da etapa local que aconteceu nos campi de Inconfidentes e Pouso Alegre entre 05 e 08 de junho. A Etapa Nacional será disputada em novembro na cidade mineira de Uberlândia.

No ano passado, a delegação do IFSULDEMINAS que participou da Etapa Nacional conquistou a primeira colocação no judô individual (clique aqui).

Além de ser uma tradicional competição da Rede Federal, o JIF incentiva a prática esportiva e também oportuniza a integração entre os alunos de diferentes instituições e regiões do país.

Confira a reportagem da Reitoria do IFSULDEMINAS sobre a classificação da instituição no JIF 2016

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: