1ª Rodada de Negócios
Seg, 09 de Novembro de 2015 11:52

Campus Muzambinho realiza a 1ª Rodada de Negócios do Projeto SOMA. Negociação atingiu valor de R$ 1.100,00/saca.

1 Rodada de Negócios do Projeto SOMA 73Aconteceu no sábado, 07 de novembro, a 1ª Rodada de Negócios do Projeto SOMA no Campus Muzambinho. Foram 40 amostras analisadas por cerca de dez compradores convidados via edital publicado pelo Campus Muzambinho. Os cafés que participaram da Rodada de Negócios foram finalistas nos Concursos de Qualidade promovidos pelo Projeto SOMA.

Ao todo, foram 9 lances para seis dos lotes apresentados. O maior valor foi ofertado ao produtor Carlos Júnior Rodrigues da ASSPROCAFÉ com o preço de R$ 1.100,00/saca. Nenhum dos lotes negociados teve valor abaixo dos R$ 600,00.

O evento foi idealizado para aproximar os cafeicultores dos compradores. Além disso, promover o aprendizado dos estudantes (e produtores) sobre as condições exigidas pelo mercado de compra.

Estiveram presentes compradores da Exclusive Brasilian Coffees, Sanches Cafes, Bourgeon Specialty Coffee Trading, Monte Alegre Coffee, Sockler e SMC, a divisão de cafés especiais da Cooxupé. As amostras foram provadas após uma apresentação do Projeto SOMA aos compradores.

Após o almoço, os lances foram dados em uma urna lacrada que foi aberta posteriormente junto a representantes das associações participantes da Rodada. As amostras analisadas foram produzidas nas cidades de Cabo Verde, Muzambinho, Caconde, Santana da Vargem, Fama e Paraguaçu.

1 Rodada de Negócios do Projeto SOMA 13Manhã técnica com palestras

Enquanto os compradores provavam os cafés no Laboratório de Qualidade de Café do Campus, os produtores participaram de duas palestras sobre uso de agrotóxicos e segurança do trabalho e também sobre saúde da família.

As apresentações foram ministradas pelos professores Geraldo Gomes de Oliveira Júnior e Larissa Sales Martins Bachião, que também são orientadores e integram iniciativas dentro do Projeto SOMA.

A iniciativa foi construída junto às associações

Reunião Rodada de Negócios

É a primeira edição da Rodada de Negócios do Projeto SOMA. O edital e os regulamentos do evento foram construídos junto aos representantes das associações que participam do Projeto. Uma das reuniões aconteceu no dia 27 de outubro (foto). Todo o processo foi auditado pelos profissionais do Campus Muzambinho, Sandro Soares da Penha, e da UFLA, Diego Humberto de Oliveira. Confira aqui o regulamento da Rodada de Negócios.

Sobre o Projeto SOMA

O Projeto SOMA atende cerca de 610 famílias em três estados brasileiros (Minas Gerais, Paraná e São Paulo) e envolve a participação de mais de 70 estudantes. A iniciativa realiza ações para atender famílias de cafeicultores por meio de assistência técnica, difusão tecnológica, extensão rural em bases sustentáveis e apoio à agricultura familiar certificada. Para conhecer mais o Projeto SOMA, clique aqui.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: