4º Encontec

IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho realiza 4º Encontec

Aconteceu no último sábado, 26 de abril, o 4º Encontro Tecnológico (Encontec) no IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho. O evento reuniu 210 pessoas, dentre alunos, professores, técnicos e produtores rurais da região. O objetivo principal do encontro é aproximar os produtores rurais e alunos das pesquisas e novas tecnologias agrícolas a partir de um Dia de Campo realizado dentro da Instituição.

A dinâmica do Encontro foi feita com a divisão de seis grupos que visitariam seis estações espalhadas pelo Câmpus Muzambinho. A cada 30 minutos, os grupos trocavam de estação para que todos pudessem ter maior contato com todos os conteúdos apresentados. Cada estação abordou um ou mais estudos e tecnologias agrícolas que foram expostos por empresas convidadas, técnicos e alunos do Câmpus Muzambinho.

Nesta edição, estiveram presentes as empresas Embrapa, Dow AgroScienses, Geagro, VN Máquinas, Mobicar’s, Gecal. Além das companhias convidadas, alunos e técnicos tiveram a oportunidade de expor as pesquisas científicas realizadas no Câmpus Muzambinho. “O principal objetivo é trazer as novas tecnologias das empresas e os trabalhos dos alunos para o contato direto com os produtores e com os próprios estudantes”, explicou um dos professores organizadores do Encontec, prof. Gustavo Rabelo Botrel Miranda.

“Esse contato sempre nos ajuda a pensar de um jeito diferente e melhor, pois a gente aprende muito”, contou Antônio Geraldo Souza, um dos produtores rurais que participou do Encontro. Esta edição do evento foi realizada por iniciativa da empresa júnior da Engenharia Agronômica, a AGRIFORT, e dos professores Ariana Vieira Silva, Felipe Campos Figueiredo e Gustavo Rabelo Botrel Miranda. “Queremos fazer mais Dias de Campo como esse para justamente aproximar a Instituição dos produtores da região e, assim, criarmos uma relação de pesquisa e trabalho”, afirmou Rodrigo Moreira Albano da Silva, presidente da AGRIFORT Jr.

Uma das pesquisas exibidas no evento abordou uma técnica pouco utilizada pelos produtores de café da região: a irrigação - estudo realizado pelo Tecnólogo em Cafeicultura, Pedro Alberto. “O café irrigado para nós, cafeicultores, é uma alternativa muito interessante, já que o fator clima está mudando muito e afetando nossa produção”, contou Agnaldo Luiz, cafeicultor interessado em aplicar as técnicas apresentadas no encontro.

O diretor-geral do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Rodrigues Machado, foi representado pelo Coordenador Geral de Produção e Pesquisa, prof. Celso Antônio Spaggiari Souza, que abriu o evento dando boas vindas aos presentes. O Encontec aconteceu durante toda a manhã e terminou num almoço servido gratuitamente pelo Refeitório do Câmpus. Além disso, foram sorteados diversos brindes doados pelas empresas participantes, pela AGRIFORT e pela Cooperativa-Escola dos Alunos do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho. O sorteio foi conduzido pelo Coordenador do CIEC, prof. Fausto Figueiredo Vieira.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho

Confira as fotos do 4º Encontec: