Ônibus APAE
Seg, 23 de Outubro de 2017 09:10

IFSULDEMINAS realiza solenidade de concessão de uso de ônibus à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Capa DSC 0056

Foi realizada, no dia 20 de outubro, a solenidade de consessão de uso de dois ônibus, cedidos pelo IFSULDEMINAS à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Estiveram presentes na cerimônia o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, o Diretor-geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, o Diretor de Administração e Planejamento, Carlos Guida Anderson, a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, o prefeito municipal, Sérgio Arlindo Cerávolo Paoliello, a Secretária Municipal de Educação, Simone Aparecida Martins, o Secretário Municipal de Administração, Marcos Almeida, e os integrantes da Diretoria da APAE, Carlos Dini, Carlinhos, Sérgio da Silva Martins.

Foram feitas as concessões de uso de dois ônibus à APAE de Muzambinho e de Carmo de Minas. Os veículos foram, inicialmente, cedidos pela reitoria do IFSULDEMINAS ao Campus Muzambinho que realizou todo processo de revisão e manutenção.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foi escolhida para receber a concessão de uso por ser um dos parceiros do Campus Muzambinho no desenvolvimento de diversos projetos, como o de manutenção da horta da instituição e o projeto "Aprendendo com as diferenças".

Segundo o Diretor-geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues, a concessão de uso dos veículos para APAE é uma forma de retribuir todo o apoio que a Associação deu à Instituição. "O convênio com a APAE proporciona que os alunos do Campus coloquem em prática diversas teorias que aprendem em sala de aula. Por meio de parcerias em atividades como a manutenção da horta, dos pequenos animais, atividades de educação física e de enfermagem. A concessão de uso do ônibus é uma forma de incentivar o trabalho que a APAE tem feito com tanta qualidade".

Conheça alguns projetos da parceria:

Manutenção da Horta

Curso de Capacitação APAE 16

A parceria para manutenção da horta do Campus Muzambinho, pelos alunos da APAE, teve início em 2012 sob a coordenação da Terapeuta Ocupacional Thays Olímpio.

O projeto consiste na manutenção da horta da instituição, com o apoio técnico realizado pelo laboratório de olericultura, assim como na doação de mudas e na participação de estagiários do curso de agronomia, visando uma troca de experiências.

Segundo integrantes da APAE "Inicialmente o projeto atendeu três alunos, que realizavam as atividades práticas semanais no laboratório de olericultura sobre a coordenação do Professor Bráulio Luciano Alves de Resende. Como esperado, observou-se um ganho imensurável na autonomia, auto estima e na aprendizagem de conteúdos adquiridos e vivenciados que, consequentemente, foram transferidos para a sala de aula e para os outros alunos que participavam das atividades na própria horta da APAE. E em agosto de 2015 formou-se uma nova turma com 10 alunos".

Conheça um pouco mais sobre o projeto

Aprendendo com as Diferenças

Aprendendo com as diferenças 2

Em 2015, com o objetivo de qualificar, capacitar e de incluir socialmente os alunos da APAE em atividades laborais no Instituto, inicia-se o projeto de extensão "Aprendendo com as Diferenças".

O projeto tem como objetivo terapêutico desenvolver as habilidades necessárias ao desempenho de uma tarefa por meio de atividades práticas. Fazendo com que o educando possa executar e produzir um determinado trabalho com qualidade e eficiência. O projeto também proporciona a ampliação da rede social do aluno e o desenvolvimento de habilidades básicas, de gestão e de auto defesa, necessárias para sua futura inclusão no mercado de trabalho.

Acesse aqui mais detlahes sobre o projeto.

Atividades nos laboratórios de avicultura, caprinocultura, ovinocultura e cunicultura

Em 2016, foram incluídas atividades no Laboratório de Avicultura de corte e postura, coordenado por Generci Dias Lopes.

Até então com cerca de 15 alunos, o projeto passa a beneficiar 25 integrantes. E em setembro do mesmo ano, uma nova parceria com o laboratório de caprinocultura, ovinocultura e cunicultura, sob a coordenação do técnico Michael César dos Santos, aumenta a participação para 33 alunos atendidos.

Atualmente, o projeto atende 47 alunos da Apae Muzambinho. Em abril teve início a participação de alunos da Apae de Areado, sob a coordenação da Psicóloga Marielle Oliveira Batista, beneficiando mais 28 alunos.

Ainda segundo integrantes da APAE, outras parcerias estão sendo formadas com as Associações de Cabo verde, Ipuiuna e Nova Resende que beneficiarão ainda mais alunos.

Também estão sendo realizadas participações em Feiras de Estágio e Empregos do IFSULDEMINAS e em congressos para a divulgação do Projeto.

Segundo a Terapeuta Ocupacional Thays Olimpio, "se esse projeto demonstra resultados positivos imensuráveis para o seus alunos assistidos, quanto mais alunos conseguirem se beneficiar dessas atividades, maior será o nosso ganho. Sem contar com a inclusão de novos profissionais apaeanos que podem trazer novas idéias, experiências e aspirações".

Confira as fotos da concessão de uso do ônibus: