Projetos de Extensão - APAE
Ter, 06 de Dezembro de 2016 10:14

"Aprendendo com as diferenças": projetos de extensão em setores de produção do Campus com educandos da APAE.

Na última segunda-feira, 28 de novembro, aconteceu um evento em comemoração ao trabalho realizado por meio dos projetos de extensão que atendem 39 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Muzambinho. A iniciativa, "Aprendendo com as diferenças", envolve educandos de diferentes idades e os trabalhos foram realizados durante todo o ano de 2016 nos Laboratórios de Olericultura, Avicultura de Corte e Postura, Caprinocultura, Ovinocultura e Cunicultura.

aprendendo 1

De acordo com a Thays Olímpio, Terapeuta Ocupacional da APAE, o objetivo terapêutico dos projetos consiste fundamentalmente em desenvolver as habilidades necessárias ao desempenho de uma tarefa por meio de atividades práticas, fazendo com que o educando possa executar e produzir um determinado trabalho com qualidade, quantidade e responsabilidade na função na qual ele será inserido futuramente de acordo com as demandas do mercado.

Além disso, esse trabalho proporciona aos educandos a experiência de participar de diversas atividades no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, visando o aprendizado de novos conhecimentos para que sejam mediadores dos novos conteúdos, bem como promover a inclusão social e o estímulo na autonomia e autoestima dos atendidos.

aprendendo 3

Para o educando, a realização desses cursos visa possibilitar o aprimoramento dos conhecimentos, a convivência, a ampliação da rede social, o trabalho com conceitos e regras. Também oportuniza o exercício de gestão e autodefesa necessárias para a futura inclusão no mercado de trabalho.

Como resultado e objetivos alcançados, segue a avaliação dos educandos e pais sobre os projetos. Os trechos a seguir foram transcritos na íntegra e conforme foram escritos:

“Gostei muito, pra mim foi importante novos conhecimentos, e sempre bom, jamais irei esquecer.
Eu aprendi a ter contato com as aves e a horticultura.
Os professores são dedicados e são pacientes e amigos e respeitadores.
Eu gostaria de continuar indo, se for possível! obrigado!”
Paulo Raphael da Silva, Educando do EJA - Anos Finais

“A proximidade que o Rodrigo teve com os animais refletiu muito no aprendizado dele,
pois ele se mostrou mais seguro, menos tímido e mais interressado em aprender.
Digamos assim, “mais Focado”.
Almira, mãe do Rodrigo, Aluno da Educação infantil

“Gostei muito de fazer novamente o curso, e eu aprendi muitas coisas como fazer as mudas,
como matar as pragas, ate estudei muito umas folhas que o professor Braulio me passou,
Gostei também de mexer com as galinhas, mas gosto mesmo é da horta,
mas queria aprender a mexer com a criação de vacas”.
Adriano Donizete, Educando do EJA - Anos Finais

“O curso na horta e com as galinhas foi muito importante pois ajuda no aprendizado ,
ajuda agente a desenvolver nossos trabalhos e na alfabetização e a concentrar melhor nas aulas.
entao o trabalho no instituto é muito importante para nos, principalmente para mim.
eu perdi o medo de cuidar dos animais, colhi ovos. os coelhos tambem bichinhos muito interressante.
os preofessores são muito atencioso, ajuda agente bastante, explica agente certinho,
são pessoas maravilhosas, são muito bom de trabalhar com eles. eles são pessoas assim anjos de deus.
todos eles la são muito importante, atende agente com carinho, recebe agente com soriso,
com muita alegria, parece que com muita satisfacao. e isso e muito importante,
tanto para nos como para nossa instituicao apae.”
Dulcelene, Educanda do EJA - Anos Finais

Por meio das declarações dos educandos, pode-se perceber que esses projetos foram importantes não só para o enriquecimento de conteúdo, mas também para ajudar na comunicação dos estudantes que participaram dos cursos.

aprendendo 2

Os projetos foram realizados pelas equipes: Bráulio Luciano Alves Rezende, Jéferson Tadeu da Silva, Hélio Baldão, Avelino, José Firmino (Laboratório de Olericultura), Generci Dias Lopes e Éder (Laboratório de Avicultura de Corte e Postura), Lucas Teixeira, Michael César dos Santos e Renan (Laboratórios Caprinocultura e Ovinocultura e Cunicultura), Ângela Maria Machado dos Santos, Rosana Casagrande, Arlete Silva, Zilda (Professoras da APAE), Sílvia Machado (Supervisora Pedagógica) e Thays Cristina Reis Olímpio (Terapeuta Ocupacional da APAE).

Todas as atividades realizadas contaram ainda com o apoio da direção das duas instituições parceiras (Campus Muzambinho e APAE). Além de todos esses realizadores do projeto, o evento da última segunda-feira contou com a presença da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do Campus, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, e diversos outros funcionários da instituição.

Texto: Bráulio Luciano Alves Rezende
Revisão: Lucas Constantino