Open Juruaia
Ter, 29 de Agosto de 2017 08:25

Alunos do projeto Tatame do Bem conquistam 32 medalhas de ouro, prata e bronze no Open Juruaia Brazilian de Jiu Jitsu.

Foi realizada, no dia 20 de agosto, a edição 2017 do Open Juruaia Brazilian de Jiu Jitsu. Trinta e três alunos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, participaram da competição e conquistaram 10 medalhas de ouro, 11 de prata e 10 de bronze.

Os alunos fazem parte do projeto Tatame do Bem que ensina o esporte para alunos na categoria Infantil, Juvenil, adulto e master.

Open 4

Segundo Márcio Maltarolli, pai da atleta faixa cinza Laura Maltarolli, “o projeto Tatame do Bem é fundamental para despertar o gosto pela prática do esporte, hábito que deve ser construído desde a infância. Mais importante do que a medalha conquistada é o desenvolvimento físico e emocional que nossa filha está experimentando, graças ao projeto do IFSULDEMINAS”.

Para a atleta Aline Santos, “os campeonatos não mostram somente o lado competitivo do Jiu Jitsu, mas também uma socialização das equipes e uma rica vivência do que cada uma delas vem pregando dentro de seus tatames. Isso também é conhecimento. O mestre da equipe PRBJJ Qatar BJJ, Paulão Rezende disse uma vez, em um de seus seminários, que “No Jiu Jitsu não se perde, se aprende” e é verdade. Um campeonato pode mostrar ao praticante que perdeu sua luta, onde ele errou e onde ele pode melhorar. Outro fator importantíssimo é a motivação de estar em um campeonato, sentir adrenalina, ganhar uma medalha, compartilhar felicidade e se empenhar cada vez mais nos treinos.

Aline ainda ressaltou que, para ela, o Jiu Jitsu vai além de uma prática esportiva. “As experiências que eu adquiri dentro dos tatames foram as mais ricas que já pude ter. Nele eu fiz grandes amigos, resgatei muitos valores e aprendi muito com meus próprios erros. É uma terapia pra mim. No Jiu Jitsu eu pude olhar o mundo com outros olhos, entender melhor as dificuldades e superar os desafios, resgatar a autoestima e autoconfiança em todas as áreas da minha vida. O Jiu Jitsu é um jogo inteligente, de pessoas inteligentes e é viciante. Lesões são inevitáveis, mas o meu amor pela modalidade me torna cada vez mais envolvida e crente que sou mais forte do que fui ontem e serei ainda mais do que amanhã”.

O projeto Tatame do Bem é uma parceria que já existe há 4 anos entre o Campus Muzambinho e a equipe Paulão Rezende/QatarBJJ, com apoio da COOPAM. E a cada ano promove a graduação de mais atletas apaixonados pelo esporte.

Os treinos são ofertados para adultos e crianças, diariamente e de forma gratuita, no Instituto e no CECAES.

Conheça um pouco mais sobre o projeto.

Confira as fotos: