Login



Reportagem Especial - 14
Seg, 16 de Novembro de 2015 09:12

Conheça o Tatame do bem, projeto do Campus Muzambinho que já ensinou Jiu Jitsu a mais de 150 crianças, jovens e adultos.

Tatame do bem 30

Fundado em maio de 2014, o projeto Tatame do bem tem como objetivo promover o aprendizado da arte marcial Jiu-Jitsu através de uma parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, a equipe do Mestre Paulão Rezende Brazilian Jiu Jitsu/Zenith e o apoio da Cooperativa-Escola.

Coordenado pela professora Rafaela Silva Bricio Rezende, pelo professor Márcio Luiz de Almeida Bueno e pelo Mestre Paulo César Rezende, o projeto oferece oito treinos semanais, sendo seis para adolescentes e adultos e dois para o público infantil.

O projeto já atendeu a cerca de 150 atletas e, durante os treinos diários, os alunos estão sob constante avaliação de desempenho e comportamento. Dessa forma, transcorrido o tempo mínimo necessário em cada faixa, segundo a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, é garantida ao aluno exemplar a mudança de grau ou de faixa, celebrada em uma duas graduações anuais com a presença do Mestre Paulo César Rezende.

Segundo a professora Rafaela, “os alunos não são avaliados especificamente no dia da graduação e sim diariamente. Através da sua assiduidade nos treinos, comprometimento, técnicas, resultados em campeonato e etc”.

O Tatame do bem oferece treinamento aos alunos com duração de 2 horas divididas em: aquecimento?condicionamento físico, técnicas, dinâmica de ataque(passagem de guarda) e defesa (guarda) e luta. Ainda segundo Rafaela, o treino é dado da mesma forma para todos os alunos, mas na véspera de competições as aulas têm como foco algumas técnicas básicas abordadas em um treino mais moderado a fim de evitar lesões.

Tatame do bem 29

Tatame do bem 5

Jiu Jitsu para o corpo e mente

Atualmente atendendo a 56 adultos e 12 crianças, o projeto possui vagas limitadas ofertadas durante o ano todo para pessoas de todas as idades. Como exemplo da amplitude da faixa etária atendida, temos que o aluno mais novo possui 6 anos e o mais velho 46.

Segundo um dos participantes do projeto, Sérgio Silva (faixa amarela 4º grau), questionado sobre fazer parte de uma equipe mais jovem, respondeu que “no Jiu Jitsu, a idade está na cabeça das pessoas. Quando entramos no tatame, somos todos iguais, a idade não interfere, o respeito e a ajuda mútua entre mestres e alunos é o grande diferencial. Somos uma grande família, cuidando um do outro, em busca do aprendizado e desenvolvimento nesta arte suave e maravilhosa. Foi um presente maravilhoso na minha vida”.

Segundo os coordenadores do projeto, o objetivo do Tatame do bem vai além de ser uma prática esportiva. Visa “contribuir para o desenvolvimento físico, psicológico e social da criança e do adolescente de maneira saudável, mediante um programa de treinamento adequado às diferentes faixas etárias. E também promover a difusão do esporte, garantindo o acesso à prática do Jiu-Jitsu, com orientação profissional gabaritada, através do ensinamento e da prática de seus fundamentos básicos. Ligados a uma entidade que ofereça aos praticantes a oportunidade de frequentar um ambiente social saudável e promover a integração dos participantes do projeto, familiares e comunidade, através de eventos esportivos e culturais".

Rafaela ressalta que “o Jiu Jitsu é uma ferramenta de transformação para a vida de muitas pessoas e hoje vejo isso, diariamente, dentro e fora do tatame com nossos alunos. E eu como professora fico muito feliz em ver que estou semeando não só campeões, mas sim pessoas de bem”.

A fisioterapeuta e professora de Educação Física, Daisa Riboli, que também é ex-praticante e mãe de duas crianças que atualmente participam do projeto, relata que o jiu jitsu melhorou a disciplina, coordenação e principalmente a auto-estima de seus filhos. “Estão mais seguros de si e isto foi um fator primordial para o desempenho escolar. Também pude notar uma destreza muscular com o passar dos treinos, reflexos mais refinados. Percebo que a professora busca nas aulas além de ensinar a executar técnicas com perfeição e explorar o máximo do físico das crianças também estabelece comportamentos essenciais para a vida como: auto-confiança e auto-controle, respeito, estímulo de um bom caráter e moral, criação de espírito de equipe, amizade e principalmente que de erro em erro é que atingimos a perfeição. E isto se resume em um grande aprendizado de um esporte sensacional e de um bom caráter efetivo para a vida”.

Tatame do bem 9

Uma das maiores equipes femininas do Sul de Minas Gerais.

Tendo em vista a forma como os treinamentos têm sido dados pelo projeto, a participação feminina aumenta a cada dia. Segundo a professora Rafaela, hoje pode-se considerar que o Tatame do bem se consolida como uma das maiores equipes femininas do Sul de Minas Gerais.

Uma dessas atletas, Luma Miliozzi, aluna de faixa amarela (4º grau) no projeto, destaca ainda as vantagens do Jiu Jitsu tanto para o corpo quanto para a mente. A atleta diz que nunca imaginou que o jiu jitsu pudesse trazer tanta paz de espírito, e que a essência dessa arte marcial “nos ensina a sermos humildes, respeitar os mestres e parceiros de treino, pois sem eles não haveria aprendizado e evolução. Tudo flui em uma perfeita sintonia dentro do tatame, é como se ele tivesse o poder de sugar todas as energias negativas. A paz que precisamos para começar um dia bem, ou então terminar um dia que foi difícil, encontramos ali na arte de nos superarmos a cada dia. O Jiu Jitsu nos torna pessoas melhores fora do tatame também. Jiu Jitsu é arte, arte suave”.

Atualmente o projeto possui vagas limitadas devido ao seu espaço e infraestrutura disponíveis. Mas segundo a professora Rafaela, já está prevista a ampliação da academia e do espaço para lutas do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, ampliando assim a capacidade de atendimento do projeto.

Tatame do bem 23

Tatame do bem 19

Campeonatos e Vitórias

Mesmo com pouco tempo de existência, o projeto Tatame do Bem já coleciona vitórias. Seus alunos defenderam o Campus Muzambinho nos seguintes campeonatos:

Campeonato: II Copa Jiu Jitsu nas Montanhas em Poços de Caldas – MG
Participantes: 15 atletas
Conquistas: 10 medalhas (2 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze)

Campeonato: I Copa Jiu Jitsu Andradas
Participantes:13 atletas
Conquistas: 11 medalhas (3 ouro, 4 prata e 4 bronze)

Campeonato: 9ª edição do Open Poço Fundo de Jiu Jitsu
Participantes: 9 atletas
Conquistas: 7 medalhas (3 ouros, 2 pratas e 2 bronzes)

Campeonato: I Copa de Jiu Jitsu Três Pontas
Participantes: 16 atletas
Conquistas: 21 medalhas (10 ouros, 7 pratas e 4 bronzes) e 3º lugar geral em equipes;

O apoio do Mestre Paulo César Rezende é um dos fatores que contribuem para essas conquistas. O Mestre possui 39 anos de carreira e participou da formação de diversos dos melhores atletas do país. Dentre as 35 filiais de sua marca PRBJJ, 3 se localizam nos Estados Unidos e 5 na Europa, proporcionando oportunidades de intercâmbio para os atletas que tiverem intenção de se profissionalizar no Jiu Jitsu.

Segundo o Mestre, “temos uma filosofia que anda junto aos estudos, convívio social e principalmente familiar. Tenho um grande orgulho de ter minha filha Rafaela Rezende como discípula e uma grande professora da rede PRBJJ no Instituto Federal de Muzambinho, já conquistando excelentes resultados na parte educacional e disciplinar, como também em competições, fazendo grandes campeões e transformando a vida desses jovens que através desta modalidade se tornam cidadãos do bem”.

Tatame do bem 3

Tatame do bem 26

Tatame do bem 27

Horários e dias de treinamento:

Atualmente as aulas são ofertadas aos adolescentes e adultos nos seguintes horários:

  • Segunda - 19:00
  • Terça - 18:00
  • Quarta - 8:00 / 19:00
  • Quinta - 18:00
  • Sexta - 8:00
  • Para as turmas infantis, os treinos são ofertados nas terça e na quinta-feira as 10h.

Interessados em participarem do projeto Tatame do Bem podem entrar em contato através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na Academia de Musculação do Campus Muzambinho, com a professora Rafaela.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Equipe de coordenadores do projeto Tatame do Bem.

Confira as fotos: