Curso FETRAN
Qua, 23 de Agosto de 2017 12:11

Solenidade marca a entrega de certificados aos professores que concluíram o curso do FETRAN.

Capa DSC 0015

Foi realizada nessa última terça-feira, dia 22 de agosto, o Festival Estudantil Temático de Trânsito, edição 2017, com a entrega dos certificados aos 25 professores que concluíram o curso de Educação para o Trânsito.

Participaram da solenidade o Inspetor Paulo Henrique de Urzeda Mota, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais; o representante do Prefeito Municipal de Muzambinho e Secretário de Administração, Marcos Almeida; a representante do diretor-geral e Diretora de Desnevolvimento Educacional, Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça; o Chefe da Delegacia da PRF em Poços de Caldas, Vanderlei Donizetti de Rezende; a Secretaria Municipal de Educação, Simone Aparecida Martins; a Diretora da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus de Muzambinho, Marli Salomão; Diretora da Escola Vicentina Massa de Poços de Caldas, Andreia Franco; o Chefe da 10ª delegacia – Pouso Alegre, Emerson João Soares; além de alunos da Escola Dona Vicentina Massa.

O curso de Educação para o Trânsito do projeto FETRAN teve início no dia 16 de maio de 2017, em uma parceria entre o Campus Muzambinho, a Polícia Rodoviária e as Secretarias de Educação dos Municípios.

Segundo diretrizes do projeto, estudantes e professores são incentivados a produzirem trabalhos com a temática trânsito nas modalidades de teatro, maquetes, poesias, danças, musicais, textos, dentre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Segundo a Polícia Rodoviária, "em Poços de Caldas, onde o projeto já foi implantado, contamos com a participação de, aproximadamente, 1500 alunos da rede municipal de ensino. Com suas atividades sendo desenvolvidas nas Escolas Municipais Dona Vicentina Massa, Dona Mariquinhas Brochado e Vitalisa Rossi".

A parceria entre a Instituição e a Polícia proporcionou que o curso fosse ofertado na modalidade á distância atingindo cerca de 4 mil professores e policiais rodoviários federais nessa primeira fase do projeto. O curso teve duração de um mês e foi dividido em 3 módulos, com carga horária de 40 horas/aula.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, foram realizadas apresentações musicais por 40 crianças da Escola Dona Vicentina Massa, que cantaram as músicas Bom Dia, uma seleção de músicas do Nordeste, a Catira do Passarinho, Flor e Beija Flor, Trem Bala, A Paz e uma música composta para representar o projeto FETRAN.

Após a primeira fase do projeto, há a expectativa que o conhecimento adquirido pelos professores e policiais seja replicado para mais de 400 mil crianças do Brasil todo.

Clique aqui e confira mais detalhes do projeto.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: George L. Silva