Educação no Trânsito
Qua, 17 de Maio de 2017 11:11

Curso de Educação para o Trânsito do Campus Muzambinho e da Polícia Rodoviária Federal atingirá cerca de 400 mil jovens.

Capa DSC 0036

Nessa terça-feira, dia 16 de maio, o Campus Muzambinho e a Polícia Rodoviária deram início às aulas do curso Educação para o Trânsito do Projeto FETRAN.

A parceria entre a Instituição e a Polícia proporcionou que o curso fosse ofertado na modalidade á distância atingindo cerca de 4 mil professores e policiais rodoviários federais nessa primeira fase do projeto. O curso terá duração de um mês e está dividido em 3 módulos, com carga horária de 40 horas/aula.

Após a primeira fase do projeto, há a expectativa que o conhecimento adquirido pelos professores e policiais seja replicado para mais de 400 mil crianças do Brasil todo.

Segundo o Chefe Delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Poços de Caldas, o Inspetor Vanderlei Donizeti de Rezende, “a educação para o trânsito é importante porque nós estamos tratando da formação dos nossos jovens que, daqui a pouco, vão começar a dirigir. Hoje nós vivemos em um cenário de aproximadamente 40 mil mortos no Brasil, por ano. É um cenário de guerra. Nós temos, mais ou menos, o equivalente a um avião que cai, por dia nas nossas rodovias. Não causa tanto impacto na mídia porque essas mortes são fracionadas, não acontecem todas de uma vez e nem com um veículo só. Mas quando falamos em 40 mil por ano, é realmente um cenário de guerra”.

O código de trânsito atual prevê essa parte de educação para os jovens e para as pessoas que já estão na condução dos veículos. Segundo o Cap VI, Art. 74. do Código de Trânsito Brasileiro “a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.

Tendo como base essa premissa, a Policía Rodoviária Federal firmou um convênio com o Instituto Federal, objetivando capacitar os professores e os policiais para que possam repassar esse conhecimento para as crianças de ensino médio e fundamental, nas escolas públicas e privadas de todo o país. No município de Muzambinho a escola cadastrada para participar do curso é a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus.

Ainda segundo o Inspetor Vanderlei, “esse projeto já transpôs barreiras e foi acolhido pelo governo do Uruguai. Ultrapassou fronteiras e a gente espera que mais escolas do Brasil participem. E que esse número de crianças atinja um milhão ou mais. Porque a gente acredita que esse projeto não pode parar e vai aumentar cada vez mais. O Uruguai participou do primeiro projeto que a Polícia Rodoviária concebeu e já temos a ideia que, amanha ou depois, outros países venham participar. Principalmente na região da América do Sul.

Estiveram presentes na solenidade o Diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues; o Inspetor Aristides do Amaral Júnior, Chefe do Núcleo de Comunicação Social, neste ato representando a 4ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais; o professor Igor Xavier de Magalhães Silva Brasil, representando o professor Claudiomir Silva Santos, Coordenador do Centro e Educação a Distância do Campus Muzambinho; o Inspetor Vanderlei Donizeti de Rezende, Chefe Delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Poços de Caldas; a professora Marli Aparecida Dias Salomão, representando as mais de 400 escolas participantes do projeto; o Prefeito Sérgio Arlindo Cerávolo Paoliello, representando todos os municípios participantes; e o Inspetor João Eustáquio Ramos, Coordenador do Curso EAD do FETRAN.

Também marcaram presença na solenidade o Inspetor Emerson João Soares, Chefe da Delegacia PRF de Pouso Alegre; o Inspetor Igo Gomes Brasil, Chefe do Núcleo de Qualificação e Requalificação Profissional da Academia Nacional da PRF; o Inspetor Reinaldo Márcio Costa, Chefe do Núcleo de Registro de Acidentes da 4ª SPRF-MG; o Inspetor Éder Juno de Almeida, Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Delegacia PRF de Pouso Alegre; e o Inspetor Admilson Cândido da Silva, Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Delegacia PRF de Poços de Caldas.

Informações de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso:

• A plataforma do curso poderá ser acessada pela página do CeAD, no site do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho ou pelo link http://cead.muz.ifsuldeminas.edu.br
  • Para entrar no ambiente o aluno deverá clicar no link "Acessar" (canto superior direito da página) e na próxima página informar:
  • No campo "Identificação do usuário" inserir o nº do CPF (sem pontos e traços)
  • No campo "Senha" inserir a senha padrão "ifsuldeminas" que deverá ser alterada no primeiro acesso.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Théo Podestá