Campus Conectado
Qui, 20 de Abril de 2017 12:30

Conheça um pouco mais sobre as tecnologias digitais disponíveis no Campus Muzambinho.

O ambiente online contribui diretamente com a promoção da educação, ciência e tecnologia alcançando públicos das mais diversas faixas etárias, rompendo barreiras geográficas e sociais. Propiciar recursos para a disseminação de conhecimento técnico-científico e cultural é um dos objetivos de Institutos Federais como o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.NTI 38

Com essa finalidade o Campus tem atualizado e expandido seus recursos tecnológicos para que possa atender a um número maior de usuários de todas regiões do país.

Atualmente, na sede da Instituição, toda a comunidade acadêmica tem acesso a cerca de 490 computadores e 150 notebooks e netbooks que podem ser utilizados para o desenvolvimento de aulas ou projetos.

A equipe administrativa ainda conta com, aproximadamente, 300 computadores e 50 notebooks e netbooks para serviços internos da Instituição.

Todos esses equipamentos são conectados, por meio de cabos de Fibra Ótica, ao Data Center, instalação que centraliza as operações e é utilizada para armazenamento, gerência e disseminação dos dados institucionais.

Aliado ao Data Center, o Gerador do Campus Muzambinho contribui para que toda infraestrutura técnológica do Campus Muzambinho esteja sempre segura e em operação. Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação do Campus, Geraldo Russo Filho, “o gerador proporciona redundância de energia já que, juntamente aos No-breaks, garantem a independência de energia em relação às concessionárias de energia elétrica”.

Dessa forma, mesmo em caso de falta do fornecimento de energia pela concessionária local, todos os equipamentos e serviços prestados pela NTI, como fornecimento de internet e sinal wi-fi, não sofrerão interrupções.

A estrutura atual do Campus garante suporte tecnológico para as plataformas de 13 cursos ofertados na modalidade à distância, via Moodle, para o acesso de seus milhares de alunos, para todos os funcionários do Campus, para manutenção dos acessos ao site institucional e garante o fornecimento de internet na velocidade de 100Mbps.

Segundo Geraldo, a infraestrutura disponível no Núcleo de Tecnologia da Informação, ainda possui capacidade para atender a uma demanda três vezes maior. “A estrutura é escalável, ou seja, pode ser ampliada em escala” e pode ser expandida caso haja aumento das necessidades técnicas de projetos e demandas institucionais.

O Campus ainda conta com um estúdio equipado com recursos para gravação de vídeos institucionais, videoaulas e demais demandas audiovisuais do Campus e dos cursos ofertados na modalidade à distância.

nti2 12 nti2 15

nti2 11nti2 14

Links disponibilizados pelo NTI ainda possibilitam que as gravações sejam transmitidas via Streaming, de forma que os usuários das plataformas EaD e demais interessados, possam ter acesso ao conteúdo multimídia, através da transferência de dados por conexões mais rápidas ou, até mesmo, em tempo real.

O campus ainda permite a realização de web conferências por meio de uma sala de reuniões, onde estão disponíveis todos equipamentos audiovisuais necessários para uma comunicação em tempo real entre os usuários.

Há também a possibilidade de realização de reuniões virtuais realizadas através do “Conferência Web”, um serviço de comunicação e colaboração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes através de um navegador web, webcam, fone de ouvido e microfone, conectados ao computador do usuário.

Pensando em ampliar ainda mais a divulgação de cursos e disseminação do conhecimento, o Campus Muzambinho ainda conta com um Laboratório Móvel da Rede e-Tec Brasil. O veículo conta com cadeiras, televisão, datashow, ar-condicionado e toda infraestrutura necessária para que os dispositivos sejam conectados ao provedor de internet disponível no local.

Meio Ambiente 150 Meio Ambiente 39

Assim, a Instituição é capaz de fornecer cursos tanto pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, mas também de levar a sala de aula até o local onde o aluno está presente.

Ampliar as possibilidades de atendimento a sociedade é um dos objetivos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Segundo o Diretor-geral do Campus, Luiz Carlos Machado Rodrigues, é necessário sempre  "atualizar os recursos e a infraestrutura tecnológica que temos disponíveis no Campus. Com esses investimentos consigo aumentar as possibilidades de atendimento à sociedade, atender nossa crescente demanda e ainda asseguro a oferta de cursos de qualidade a toda população”.

Recentemente, o NTI iniciou o processo de expansão de sua capacidade de armazenamento de dados, por meio da aquisição dos novos equipamentos de storage. A virtualização dos servidores proporcionou um maior aproveitamento do espaço da NTI, assim como uma diminuição do consumo de energia, paralelamente a ampliação da capacidade de armazenamento de dados.

Clique aqui e saiba mais sobre a expansão da capacidade de armazenamento de dados do Campus Muzambinho.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Tatiana de Carvalho Duarte