Tecnologia da Informação
Qua, 12 de Abril de 2017 11:26

Núcleo de Tecnologia da Informação aumenta em 10 vezes sua capacidade de armazenamento de dados.

O Núcleo de Tecnologia da Informação do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho iníciou nesse mês de abril o processo de expansão de sua capacidade de armazenamento de dados.

O setor que é responsável por todo desenvolvimento de sistemas, manutenção e suporte dos computadores e pela infraestrutura de rede do Campus precisou aumentar em dez vezes a sua capacidade de armazenamento a fim de garantir a disponibilidade de serviços com qualidade para todos os usuários.

Atualmente o NTI conta com 24 servidores físicos e 50 virtuais, com a expansão ocorrerá a diminuição do número de servidores físicos para dez servidores com maior capacidade de armazenamento. Por meio da aquisição dos novos equipamentos de storage o NTI aumentará sua eficiência na automação e armazenamento de dados, com consequente aumento da produtividade dos usuários, além de garantir a otimização da infraestrutura do setor com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento às demandas do Campus com eficiência no consumo de energia.

NTI 45NTI 48NTI 43NTI 59

A virtualização dos servidores proporcionou um maior aproveitamento do espaço da NTI, assim como uma diminuição do consumo de energia, paralelamente a ampliação da capacidade de armazenamento de dados.

Com essa infraestrutura o NTI vai garantir um atendimento de qualidade e suporte as plataformas dos 13 cursos ofertados na modalidade à distância pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, o acesso de seus mais de 10 mil alunos, de todos os alunos internos e funcionários do Campus, além de uma média de 70 mil visualizações mensais ao site institucional.

Para suprir toda a demanda tecnológica do Campus, o NTI conta com 10 funcionários e mais 4 estagiários. O NTI ainda é responsável pelo desenvolvimento de novos sistemas, sites e plataformas para eventos institucionais e do suporte ao sistema acadêmico.

NTI 58 NOVO

Os novos servidores ainda ampliam a possibilidade de realização de backups online, do estabelecimento de um link com a Rede Nacional de Pesquisa – RNP e a manutenção da velocidade da internet de 100 Mbps.

Até julho, a direção do Campus Muzambinho pretende finalizar a instalação de sua central de monitoramento que contará com imagens de 38 câmeras de segurança digitais.

Segundo Geraldo Russo Filho, responsável pela infraestrutura e coordenação da NTI, a expansão dos servidores proporcionará espaço suficiente para o armazenamento das informações da central de monitoramento. “Serão instaladas 38 câmeras de segurança digitais até julho, mas nossos servidores permitem a expansão da central para até 250 câmeras de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana”. Ainda segundo o coordenador, há um projeto de readequação do data center, com a implementação de um piso elevado e de reestruturação da rede Wireless.

info materia

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte