Login



2ª Rodada de Negócios
Ter, 25 de Outubro de 2016 09:02

Confira o Edital da 2ª Rodada de Negócios de Cafés Especiais dos Projetos de Extensão do Campus Muzambinho.

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho torna público o presente Edital e convida os interessados a participarem da 2ª Rodada de Negócios de Cafés Especiais de Projetos de Extensão do Campus, etapa de encerramento dos concursos de qualidade de cafés realizados em 2016, nos municípios de Cabo Verde e Muzambinho, em parceria com instituições do setor cafeeiro.

Essa 2ª Rodada de Negócios acontecerá no dia 05 de novembro, das 08h às 12h, e vai apresentar os lotes finalistas dos concursos de qualidades de cafés dos municípios de Cabo Verde e Muzambinho. O evento vai permitir que compradores tenham oportunidade de degustar e ofertar lances para esses cafés diretamente aos cafeicultores participantes.

O evento tem como objetivo primordial contribuir para a iniciação de estudantes do ensino superior e técnico em atividades de extensão, pesquisa e inovação, além de aproximar a comunidade acadêmica dos produtores rurais e outros agentes ligados à cadeia agroindustrial do café que participarão da rodada de negócios. Para isso, a iniciativa vai possibilitar a participação de estudantes e produtores rurais em palestras técnicas relacionadas à cafeicultura.

A atividade está sendo coordenada por duas comissões: a organizadora e de auditoria, ambas compostas por membros das instituições realizadoras dos Concursos de Qualidade de Café promovidas nas cidades de Muzambinho e Cabo Verde. No edital publicado no final desta página, estão descritas as competências e relação de cada um desses grupos. No final desta página, está publicado o edital com todo o regulamento da rodada. Confira abaixo como serão realizadas as dinâmicas de palestras, degustações e lances às amostras.

PALESTRAS TÉCNICAS AOS ESTUDANTES E CAFEICULTORES PRESENTES

Nesse mesmo dia, enquanto acontecem as degustações e lances dos compradores, serão oferecidas também duas palestras técnicas aos cafeicultores e aos estudantes do Campus Muzambinho presentes.

APRESENTAÇÃO DOS LOTES FINALISTAS AOS COMPRADORES INSCRITOS

Nesta etapa, vão participar todos os degustadores previamente inscritos no evento de acordo com este edital e será vedada a participação de cafeicultores no mesmo recinto de prova de café durante essa etapa da rodada de negócios.

A apresentação caracterizará a primeira etapa da rodada de negócios, quando os degustadores previamente cadastrados terão a oportunidade de degustar os lotes de cafés selecionados e poderão ofertar lances em amostras de café de seu interesse por meio de cédulas previamente distribuídas. Estas cédulas serão armazenadas em urnas lacradas pela comissão de auditoria.

Aos interessados compradores ficarão disponíveis:

  1. Ficha de classificação por tipo, granulometria e umidade, do café bica corrida
  2. Informações complementares sobre processamento pós-colheita, local de armazenamento do lote e quantidade total de sacas disponíveis para a comercialização
  3. Amostra de 300 gramas de café cru, em bica corrida
  4. Amostra torrada para a degustação

As amostras dos lotes para a degustação serão preparadas conforme a metodologia para a avaliação de cafés especiais da Specialty Coffee Association of America (SCAA), peneira 16 e acima, sem defeitos.

As amostras serão organizadas nas mesas de degustação, por município, com códigos separados. Cada degustador/comprador terá a sua ficha para rastreamento das amostras (protocolo SCAA). Ao final da degustação, serão oportunizados os envelopes para os lances. Após o preenchimento, estes envelopes serão lacrados pela comissão auditora.

Os lances serão ofertados em formulários impressos contendo as seguintes informações:

  1. Nome do comprador
  2. Número do Lote
  3. Valor do Lance (por saca de 60kg)
  4. Número de sacas demandadas
  5. Contato (telefone e e-mail)

Externamente nos envelopes, serão informados no nome do comprador e o código do lote de café. Os produtores definirão a quantidade de café a ser disponibilizada para o leilão, comprometendo-se a entregar todo o café se receber lance integral.

Cada comprador poderá ofertar apenas um lance por lote. Entretanto, se o comprador se interessar por uma quantidade menor de sacas disponíveis, ele poderá obter, não trazendo prejuízos na negociação. As sacas de café restantes em caso de compra de parte do lote, não retornarão para o leilão. Porém, se houver um segundo maior lance neste café, o segundo comprador poderá entrar na negociação, sendo que este segundo comprador não terá a obrigação de comprar uma quantidade menor de café em relação à sua primeira oferta.

DINÂMICA DA SEGUNDA ETAPA DA RODADA DE NEGÓCIOS

A segunda etapa da Rodada de negócios ocorrerá imediatamente após a degustação das amostras de café, na sala 01 do Prédio Pedagógico do Café.

A Comissão de Auditoria fará a abertura da urna de lances e a organização dos envelopes com os lances para os lotes de café, conforme a organização de cafeicultores. Em seguida, os envelopes lacrados serão abertos e os maiores lances serão divulgados, lote a lote para cada grupo. Após a divulgação, serão comunicados os nomes do cafeicultor proprietário do lote de café e do comprador que ofertou o maior lance.

EFETIVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO

Podem participar da Rodada de Negócios, pessoas físicas e jurídicas que estejam interessadas em adquirir lotes de cafés participantes do concurso de qualidade de café, mediante preenchimento de informações em formulário próprio e aprovação pela comissão organizadora.

A inscrição será presencial e poderá ser feita no dia do evento, diretamente à Comissão Organizadora, quando o participante/degustador receberá cópia impressa desse documento, informando a ciência e a concordância com os termos aqui mencionados.

INSCRIÇÃO E NÚMERO DE VAGAS

O participante deverá preencher uma FICHA DE INSCRIÇÃO (Anexo I) e uma confirmação do recebimento desse edital (Anexo II). A inscrição estará concluída após a conferência dos documentos pela comissão organizadora. A inscrição para a rodada de negócios é isenta de taxas ou qualquer ônus para o participante.

DOS COMPROMISSOS NEGOCIAIS

A fim de tornar efetivas as ações da Rodada de Negócios, tanto comprador como vendedor se comprometem em efetivar a negociação dos lotes de cafés que receberem lances, com a pena de ficarem até 48 meses (dois anos) fora de novas rodadas de negócios organizadas futuramente.

É ressaltado que todos os compromissos são de exclusiva responsabilidade das partes negociantes, excetuando-se todas as instituições parceiras de quaisquer compromissos.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Não haverá durante a 2ª Rodada de Negócios, docentes, discentes, ou quaisquer funcionários do IFSULDEMINAS sendo remunerados. As ações do projeto não visam lucro, sendo estritamente técnico-pedagógicas.

As decisões da comissão organizadora são definitivas e irrecorríveis, cabendo aos participantes acatarem, uma vez que têm pleno conhecimento deste regulamento e deram concordância no ato da inscrição.

Tanto compradores como vendedores renunciam a quaisquer formas de solidariedade e/ou subsidiariedade em eventuais ações judiciais decorrentes da realização/execução da presente rodada de negócios que, porventura, possam incluir como sujeitos passivos (processados) o IFSULDEMINAS e/ou as demais instituições parceiras desse projeto, supracitadas.

O IFSULDEMINAS e/ou as demais instituições parceiras desse projeto não respondem, sob nenhuma hipótese, em relação a quaisquer formas de fraudes, omissões, simulações ou dissimulações praticadas por compradores e/ou vendedores durante a efetivação das negociações e/ou compras entabuladas as partes.

O IFSULDEMINAS e/ou as demais instituições parceiras desse projeto não se responsabilizam, em nenhuma instância, quanto as despesas diretas e/ou indiretas para participação, tanto de compradores quanto de vendedores, no presente evento, aqui incluídos os custos de deslocamento, hospedagem, logísticos e outros.

A participação em todas e qualquer uma das etapas do evento implica em plena, incondicional e expressa aceitação de todos os termos do presente edital.

Todos os casos omissos neste edital serão resolvidos pela comissão organizadora da 2ª Rodada de Negócios. Caso seja observada qualquer questão que a comissão organizadora, supra, considere de difícil solução imediata, o evento poderá ser suspenso ou interrompido, provisória ou definitivamente, sem que isso gere qualquer pedido de indenização/reparação por parte dos participantes.

1ª Rodada de Negócios

1 Rodada de Negócios do Projeto SOMA 73No ano passado, na 1ª Rodada de Negócios, foram analisadas 40 amostras finalistas para cerca de dez degustadores e compradores convidados via edital. Ao todo, foram ofertados nove lances para seis dos lotes apresentados.

O maior valor foi ofertado ao produtor Carlos Júnior Rodrigues da ASSPROCAFÉ (ao centro na foto), da cidade de Cabo Verde, com o preço de R$ 1.100,00/saca. Nenhum dos lotes negociados teve valor abaixo de R$ 600,00.

Este evento também oportunizou palestras aos estudantes do Campus e aos cafeicultores que vieram das cidades de Cabo Verde, Muzambinho, Caconde, Santana da Vargem, Fama e Paraguaçu. Para saber mais sobre a 1ª Rodada de Negócios, clique aqui.

Confira abaixo algumas fotos das reuniões da Comissão Organizadora da 2ª Rodada de Negócios:

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital Rodada de Negócios_2016.pdf)Edital - 2ª Rodada de Negócios[Publicado no dia 25/10 às 13h13]326 Kb