Seminário de Inclusão
Sex, 07 de Outubro de 2016 11:45

IV edição do Seminário de Educação Inclusiva promove uma série de debates e minicursos sobre acessibilidade.

Nos dias 05 e 06 de outubro, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho sediou a IV edição do Seminário de Educação Inclusiva.

A proposta do seminário é promover o debate sobre quem são os responsáveis pela inclusão educacional e quais as formas adequadas de atingir esse objetivo.

Para tanto, participaram do evento estudantes, integrantes da comunidade acadêmica, pessoas com deficiências e representantes do poder público.

Foram discutidos assuntos como as barreiras enfrentadas por portadores de deficiência auditiva, deficits de aprendizagem, libras, deficiências intelectuais, questões de gênero e sexualidade na educação infantil, preconceitos étnico-raciais, o processo de escolarização de alunos com deficiência visual, sexualidade e detalhes sobre o projeto Cão-Guia.

Palestras do dia 05 19

Representando o governo estadual, o evento contou com a presença da palestrante Maria Luiza Gomes Passos Vieira que é Analista da Diretoria de Educação Especial e Coordenadora do Atendimento Educacional Especializado – AEE da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Também estiveram presentes o Diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, o representante do Reitor e Pró-reitor de Extensão, Cléber ávila Barbosa, o Pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Machado Carvalho, o representante do Prefeito Municipal e Secretário de Educação, Leandro Silva Bueno, a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, a Coordenadora Geral de Ensino, Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, e o Psicólogo Daniel dos Santos Oliveira.

Após a abertura do evento, alunos do curso de Educação Física, liderados pelo aluno Alan Macedo, convidaram todos os participantes do evento para realização de uma dança circular que tem como objetivo promover o desenvolvimento da consciência corporal, integração, coordenação motora e musicalidade.

Abertura no dia 05 27

Durante os dois dias foram ofertadas duas mesas redondas sobre quem são os responsáveis pela Educação Inclusiva, tema debatido pelo Psicólogo Daniel Oliveira, pela representante das famílias, Ana Maria Matos e pela professora Maria Messias; e sobre quem são os sujeitos de uma educação múltipla, em um debate mediado pela Técnica em Assuntos Educacionais, Laura Rodrigues Paim Pamplona, com a participação de Christine Magalhães, Laura Rocha, Afrânio Moraes e Paula Oliveira Alves de Brito.

Também forma ministrados nove minicursos de diferentes temas e três palestras ministradas pela representante da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, Maria Luiza Gomes Passos Vieira; por Diana Cuglovici Abrão, que trouxe detalhes sobre os projetos Cão-guia; e por Adamir Moreira Assis, responsável por falar ao público do evento sobre formas de garantir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Os presentes ainda puderem apresentar seus trabalhos no formato de posters expostos no Prédio Pedagógico do Campus Muzambinho e assistir a relatos de experiências sobre inclusão educacional.

Palestras do dia 05 41

O evento foi organizado pelo NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas. O Núcleo, criado em 2011, é responsável por práticas como: apoio psicopedagógico para os docentes, monitorias específicas, adaptação de material, metodologia curricular adequada, promoção de ações de conscientização sobre inclusão e atendimento às famílias.

O Campus Muzambinho apoia iniciativas como essa já que questões sobre acessibilidade e inclusão são preocupações constantes nas ações do Instituto.Clique aqui e conheça um pouco mais sobre alguns dos investimentos em acessibilidade, realizados pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

Assista também o nosso vídeo com as ações de inclusão do Campus.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS:

Lucas Constantino

Pedro Pioli

Roberto Cavalcanti

Tatiana de Carvalho Duarte

Confira as fotos do Seminário:

2016/10/seminário_de_educacao_inclusiva{/gallery}