Login



Expansão do Campus
Qua, 23 de Março de 2016 11:58

Saiba mais sobre os investimentos em obras que visam a expansão do Campus Muzambinho em 2016.

A fim de promover a educação, ciência e tecnologia, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho investe constantemente em formas de aprimorar sua infraestrutura e, consequentemente, a qualidade da oferta de seus serviços.

Para tanto, diversas obras serão inauguradas ainda no ano de 2016, como o novo alojamento, calçamentos, redes elétricas, o free-stall, serão adquiridos novos veículos, assim como serão projetadas novas obras para os próximos anos.

Esses projetos visam aprimorar a qualidade de vida dos alunos, promover acessibilidade, facilitar o fluxo e o transporte de pessoas e garantir segurança e bem-estar social.

Todas essas obras de expansão estão sob responsabilidade da Comissão de Obras do Campus Muzambinho que é composta pelo servidor Roberto Cássio da Silva, pelo arquiteto Gregório Barroso de Oliveira Prosperi e pelo professor prof. Lucas Alberto Teixeira.

Conheça um pouco mais sobre cada um desses novos investimento do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho:

Alojamento

Obras do Campus Muzambinho 40

A crescente oferta de cursos e vagas do Campus Muzambinho tornou necessária a construção de novos espaços para moradia estudantil.

Em 2015 já foram inaugurados dois novos alojamentos com 24 apartamentos cada e capacidade para 138 alunos. O objetivo agora, em 2016, é duplicar esse quantitativo com o novo alojamento que disponibilizará aos estudantes 44 quartos regulares e 4 quartos acessíveis a portadores de deficiência.

Ao todo, o prédio terá 3890m² de construção e será composto de quatro andares com 12 apartamentos por andar. Cada um desses apartamentos regulares terá capacidade para seis alunos. Enquanto os especiais serão dedicados a três estudantes cada.

Os apartamentos são compostos por sala de estudos com internet, banheiro com chuveiros que funcionam com aquecimento solar, quarto e lavanderia. O prédio novo ainda conta com áreas de convivência em cada um dos andares, dedicadas a diferentes finalidades como lavanderia, cozinha, sala de estudos, área comum e banheiro social.

Segundo os integrantes da Comissão de Obras do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, 65% do alojamento já está concluído e a previsão de finalização da obra é para a data de agosto de 2016.

No quesito acessibilidade, o alojamento ainda conta com elevador próprio para deficientes (tipo plataforma), rampas de acesso no calçamento e a construção toda foi feita sem desnível interno para facilitar a locomoção.

Segundo Roberto Cássio da Silva, o alojamento será benéfico para garantir melhorias na qualidade de vida do aluno residente. Gregório Barroso de Oliveira Prosperi ainda ressalta que o alojamento é mais uma das ações feitas pelo Instituto que visam adequar a política de assistência social e que, portanto, todos os materiais, processos e acabamentos utilizados na obra foram de primeira qualidade.

Confira as fotos:

Calçamento e rede elétrica

Obras do Campus Muzambinho 20

Já construídos com pensamento em questões como acessibilidade e segurança, os novos calçamentos do Campus Muzambinho visam interligar os setores, assim como os novos projetos do Instituto. Todo os passeios contarão com piso tátil e serão acessíveis.

Ainda em fase de construção, os novos calçamentos serão posicionados em locais como os fundos da Coopam, a nova via de acesso ao estacionamento do CEaD, o pátio entre os prédios da Bromatologia, Biotecnologia, Agronomia e Medicina Veterinária, o pátio dos fundos do Poliesportivo, o estacionamento do Colégio Comercial, as vias de acesso à pista de atletismo do CeCAES e ao estábulo (free-stal).

Já a nova rede elétrica do Campus Muzambinho estende-se por 1150 metros, amparada em 46 postes distantes 25 metros uns dos outros. Iluminada com lâmpadas de vapor de sódio, um pouco mais econômicas que as usuais lâmpadas de mercúrio, a rede contemplará locais do instituto que ainda não possuíam rede elétrica, como os prédios recentemente construídos.

Segundo Roberto Cássio da Silva essa rede é importante pois fornecerá energia ao projeto Cão-guia e também contribuirá com a expansão do Campus.

Com orçamento de 334 mil reais, a obra ainda teve um aditivo de cerca de 60 mil reais destinados a ampliação da rede elétrica de média tensão para atendimento da metragem entre a Guarita e o prédio da cafeicultura. Locais por onde a rede deve passar para chegar até o novo telão de led que será instalado na entrada da instituição.

Confira as fotos:

Estábulo

Obras do Campus Muzambinho 107

Com possibilidade de entrega até o final do ano de 2016, o estábulo, também chamado de free-stal, é uma obra orçada em cerca de um milhão e quatrocentos mil reais, que contará com cerca de 1255 m² de área.

O projeto prevê a construção de salas de aula, de ordenha, depósito de leite, escritório, banheiros, e equipamentos de ventilação e aspersor para conforto animal.

O estábulo ainda conta com estrutura para reúso de água da chuva, tecnologia para coleta mecanizada de raspagem das fezes animais e uma estação de tratamento de esgoto (que separa materiais líquidos e sólidos) para aproveitamento dos dejetos animais como adubo, fechando o ciclo de produção.

O arquiteto Gregório Barroso salienta que essas preocupações em relação a construção do estábulo visam garantir o conforto animal e a modernizarão da estrutura produtiva. Ainda segundo Gregório, esse novo estábulo é importante pois proporcionará o aumento na produção e na qualidade do produto.

Confira as fotos:

Novos automóveis

Obras do Campus Muzambinho 85

Atualmente o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho possui em sua frota, 40 de automóveis divididos entre ambulância, caminhões, caminhonetes, motos, ônibus, vans e carros de passeio. Conta ainda com 14 tratores que são utilizados em obras e para a manutenção e expansão do Campus.

Segundo Roberto Cássio da Silva, no ano de 2015 todos os carros da instituição somaram cerca de 600 mil quilômetros rodados e mais de 4900 horas de utilização dos tratores.

Quatro desses veículos de passeio foram recentemente adquiridos visando atender a crescente demanda do Campus para transporte de docentes, palestrantes e demais servidores.

Os novos veículos começaram a ser utilizados nesse fim de semana do dia 19 de março e são do modelo Spin da Chevrolet com capacidade de transporte para até sete pessoas. Os carros possuem tecnologia de abastecimento flex que garante que possam ser abastecidos tanto no próprio Campus, que possui estoques de gasolina, quanto em postos regulares durante as viagens.

Confira as fotos:

TEXTO E FOTOS: Tatiana de Carvalho Duarte