IF Refloresta
Qui, 29 de Setembro de 2016 11:02

"IF Refloresta" realiza semana com plantio de mudas com participação de mais de 550 pessoas da região.

Durante toda semana passada, de 26 a 30 de setembro, aconteceu o IF Refloresta com a envolvimento de mais de 550 pessoas, dentre estudantes, professores e funcionários do Campus Muzambinho, das escolas municipais e estaduais e entidades de ensino da região. Com o plantio de mais de 100 mudas, o evento aconteceu logo após o início da primavera e o dia da árvore comemorado no dia 21 de setembro.

IF Refloresta - Dia 26 16

"O trabalho tem como objetivo recuperar áreas de preservação permanentes (APP's) dentro do Campus Muzambinho e também conscientizar a comunidade para a preservação da fauna e flora, sobre o aspecto de sua importância para a vida humana", explicou o Coordenador do Laboratório de Jardinagem e Paisagismo, Juliano Francisco Rangel, um dos organizadores do evento. Além dele, o trabalho foi realizado pelos profissionais: Greimar Alves de Jesus, Generci Dias Lopes, Marcelo Antônio Morais e Claudiomir Silva Santos. A ação conta também com o apoio do Engenheiro Ambiental do IEF, Luiz Ricardo Zavagli.

Enriquecimento  APP Corrego Ladrão Açude CaptaçãoA ideia é promover a conscientização ambiental na comunidade sobre a importância da preservação ambiental, proteção das matas ciliares e a relevância do reflorestamento nativo nas propriedades. Para isso, esse trabalho vai acontecer durante todo o ano. Estão programados pelos mais dois eventos como esse, em novembro, no Encontro de Ex-Alunos e no Encontrão EAD do Campus Muzambinho.

As instituições que não tiveram a oportunidade de participar durante esta última semana podem entrar em contato com a Seção de Integração Escola-Comunidade pelo telefone (35) 3571-5078.

A área escolhida, com 1,44 hectare, para o plantio das mudas está localizada próxima a dois afluentes de água, conforme ilustração ao lado: o espaço delimitado em amarelo foi usado para o plantio e as linhas azuis representam os cursos de água (clique para ampliar).

No primeiro dia, 26, o local escolhido para o plantio das mudas recebeu a visita dos diretores e coordenadores do Campus Muzambinho. Estiveram presentes o Diretor-Geral, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, o Diretor do Departamento de Administração e Planejamento, Carlos Guida Anderson, a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, a Coordenadora Geral de Ensino, prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, e o Coordenador do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, prof. Rodrigo César Evangelista.

IF Refloresta - Dia 26 15

No último dia do IF Refloresta, 30 de setembro, foi a vez do Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli, plantar seu exemplar. Ele também aproveitou para observar a área reflorestada por sua turma na sua época enquanto aluno da instituição. Nesse mesmo dia, na parte da manhã, os funcionários do Prédio Administrativo da instituição foram participar do plantio.

IF Refloresta - Dia 30 24

Entre as instituições que vieram prestigiar ao IF Refloresta, estiveram turmas dos cursos presenciais do Campus, escolas municipais, escolas estaduais, escolas particulares e da APAE de Muzambinho e da região.

IF Refloresta - Dia 29 69

Ao todo, foram plantadas 108 exemplares de mudas entre 25 espécies diferentes de plantas nativas. Confira abaixo a relação das plantas usadas por meio do seu nome popular:

Mudas para a área de APP
Projeto IF Refloresta
Guariroba 3
Araçá Da Serra 3
Pitanga 3

Todas as mudas foram produzidas no Laboratório de Produção de Mudas Florestais do Campus Muzambinho, que realiza esse trabalho há mais de 15 anos, promovendo reflorestamento, recuperação ambiental em todo o estado mineiro.

Em 2015, com o fechamento de viveiros regionais, o trabalho realizado no Campus Muzambinho passou a ser referência estadual na produção e distribuição de plantas nativas da Mata Atlântica. No final do ano passado e no começo de 2016, o Laboratório disponibilizou mais de 50 mil exemplares de mudas nativas aos interessados. Para saber mais sobre a disponibilização das mudas para reflorestamento, clique aqui.

Além da produção de mudas, é também um local utilizado para ações pedagógicas entre os cursos agrários da instituição. O Laboratório de Produção de Mudas Florestais recebe também inúmeras visitas de cunho didático de escolas de toda a região.

A importância do reflorestamento ambiental

De acordo com dados do IBGE de 2014, quase 72% da população brasileira vive na Mata Atlântica. Maior que esta porcentagem é o grau de devastação que a original área de Mata Atlântica sofreu: hoje, restam somente 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares com vegetações que existiam antigamente. O impacto dessa perda é enorme. Por exemplo, mais da metade dos animais ameaçados em extinção estão registrados na Mata Atlântica. Por isso, a proteção e a recuperação desse bioma são tão importantes.

Por conta disso, a legislação ambiental tem ajudado no reflorestamento. Nos últimos anos, a preocupação com a recuperação ambiental começou a ganhar força. Algumas ações começaram a implementar e efetivar essa política ambiental. Uma delas é o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que consiste num banco de dados para monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e outras formas de vegetação nativa brasileira. Com essa norma, os órgãos de controle conseguem exigir melhores ações dos proprietários rurais para recuperar áreas com vegetações nativas.

Nos últimos anos, o viveiro do Campus tem produzido mais de 50 mil mudas entre 250 espécies de mudas nativas catalogadas, grande maioria faz parte da flora da Mata Atlântica. Todo esse acervo é disponibilizado, no início do período chuvoso, aos proprietários que pretendem promover a recuperação ambiental. Para saber mais, clique aqui.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Pedro Pioli
Lucas Constantino
Robertto Cavalcanti