Guia do Estudante
Ter, 06 de Setembro de 2016 10:16

Conheça os três cursos do Campus Muzambinho que obtiveram estrelas no Guia do Estudante de Profissões 2016.

Anualmente, a editora Abril divulga o ranking com os melhores cursos de cada área, ofertados por Instituições de Ensino Superior do Brasil. Nesse ano, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho recebeu 3 estrelas nos cursos de Engenharia Agronômica e Ciência da Computação e 4 estrelas no curso de Educação Física.

Essas estrelas são baseadas em uma pesquisa feita com todas instituições de ensino superior brasileiras e demonstram que os cursos selecionados estão entre os melhores do país.

O ranking de 2016 será divulgado na edição do Guia do Estudante (GE) de Profissões - Vestibular 2017, que passa a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro.

Segundo o site do Guia do Estudante, para criação do ranking inicialmente é feita uma triagem entre as Instituições do país, selecionando apenas as que possuem quatro critérios básicos: titulação de bacharelado (exceto para cursos de Pedagogia e Educação Física), data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2010, o curso tem que ser presencial, precisa ter turmas em andamento e abertura para novos processos seletivos.

Após essa seleção, os cursos considerados aptos são classificados como bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) e excelentes (5 estrelas) e essa classificação é feita segundo a avaliação respondida por professores e coordenadores.

Segundo o Guia do Estudante, esse questionário “é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros. Vale lembrar que, por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica”.

Após essa análise inicial, os cursos recebem notas de, no mínimo, 6 pareceristas e a média dessas notas gera o número de estrelas que será atribuído a cada curso.

Saiba mais sobre nossos cursos estrelados:

Educação Física (Bacharelado e Licenciatura)

educacao fisica - CopiaO curso de Bacharelado em Educação Física visa formar profissionais qualificados, devidamente situados no contexto da realidade sociocultural do país, com capacidade para atuar, de forma científica e técnica, perante a comunidade ou no ambiente esportivo profissional, executando programas de exercícios físicos e atividades esportivas para pessoas ou grupos.

O curso de Licenciatura em Educação Física forma professores habilitados para a prática docente na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos), atuando com as diferentes manifestações da cultura corporal do movimento humano e interagindo com as demais áreas do conhecimento para a formação integral do indivíduo.

O educador físico, fundamentado em princípios éticos, aplica seu conhecimento e contribui, concomitantemente, para a transformação da realidade, atuando nas diversas camadas da sociedade, em prol da melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos de:

Educação Física (Bacharelado)

Educação Física (Licenciatura)

Engenharia Agronômica

agronomia - CopiaO curso de Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, tem por objetivo formar e qualificar profissionais, no âmbito da Engenharia Agronômica, para os diversos setores desta área de conhecimento.

Durante o curso, os alunos realizam atividades de pesquisa teórica e aplicada, promovendo o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços e buscando novas técnicas que levem a solução dos problemas ligados ao desenvolvimento das atividades agropecuárias.

Dessa forma, nossos alunos chegam ao mercado de trabalho aptos a contribuir com a produção agrícola nacional, com o aumento da produtividade e qualidade das culturas alimentícias e em estreita articulação com os setores produtivos e com a sociedade.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Engenharia Agronômica.

Ciência da Computação

ciencia computacao - CopiaO curso segue as diretrizes propostas pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Computação e busca atender uma demanda nacional, formando recursos humanos que poderão atuar no desenvolvimento específico das tecnologias da computação (hardware e software), na aplicação das tecnologias da computação no interesse da sociedade e no meio acadêmico, através de atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão.

Busca formar profissionais que promovam constantemente o desenvolvimento do país, com visão crítica e socialmente responsáveis, que sejam capazes de atuar em conjunto com diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte