Graduação: Tatame do Bem
Qui, 14 de Julho de 2016 10:14

Projeto de Jiu Jitsu Tatame do Bem realiza V Seminário de Graduação com a participação de 60 atletas.

Aconteceu ontem, 13 de julho, o V Seminário de Graduação dos atletas do Projeto de Jiu Jitsu Tatame do Bem na Quadra Poliesportiva 2 do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O evento contou com a participação de 60 alunos do projeto, do Mestre da Equipe Paulão Rezende (faixa preta 5 graus), da Professora do Projeto Rafaela Rezende e dos alunos do Mestre Paulão Rezende, Priscila Carvalho (faixa preta 1 Grau) e Juninho Oliveira (faixa Roxa).

As graduações acontecem semestralmente e esse é o momento onde os atletas evoluem os graus ou trocam de faixa. Nesta ocasião, os faixas azuis da equipe receberam os primeiros certificados do Projeto Tatame do Bem, que conta agora com seis alunos graduados com a faixa azul. Para atingir esse nível, o lutador precisa ter pelo menos dois anos e meio de treinamento e uma série de avaliações técnicas que é feita diariamente pela professora Rafael Rezende.

Além da graduação, o Seminário é um momento onde os alunos atendidos podem trocar experiências com os mestres e atletas que estão a mais tempo no projeto. Em sua fala aos atletas, o Mestre Paulão Rezende explicou a importância da conduta dentro e fora do tatame. Para exemplificar os bons resultados do esporte na vida dos atletas, apresentou os dois alunos que o acompanharam no dia. Segundo ele, "quem veste o kimono deve servir de referência para outras pessoas".

Um das alunas do Mestre Paulão Rezende que esteve presente no evento, Priscila Carvalho, é ex-aluna do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Ela se formou na primeira turma de Educação Física do CeCAES e atualmente ministra treinamentos para mulheres nos Emirados Árabes. O outro aluno pressente, Juninho Oliveira, participa dos principais campeonatos de Jiu Jitsu no mundo. Recentemente, ele embarcará para Espanha onde atuará em um dos principais torneios europeus.

SOBRE O PROJETO TATAME DO BEM

O projeto tem como objetivo promover o aprendizado da arte marcial Jiu-Jitsu por meio de uma parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, a equipe do Mestre Paulão Rezende Brazilian Jiu Jitsu/Zenith e o apoio da Cooperativa-Escola. Conheça mais sobre o projeto, clique aqui.

Os treinamentos para os adultos acontecem no Tatame do Campus localizado aos fundos do Ginásio Poliesportivo nos seguintes horários: às 19h (segunda, terça, quarta e quinta-feira) e às 08h (quarta e sexta-feira). O Tatame do Bem Kids, com crianças de 04 a 13 anos, acontece no CeCAES às 09h30 (terça e quinta). A iniciativa é gratuita e aberta aos interessados. Venha participar!

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Robertto Cavalcanti