Semana do Livro
Ter, 03 de Novembro de 2015 10:52

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é celebrada no Campus Muzambinho com debates e exposições.

Semana do livro 2015 53

Entre os dias 23 e 29 de outubro foi celebrada, nacionalmente, a Semana do Livro e da Biblioteca.

A semana tem seu final no dia 29/10 pois essa é a data na qual é comemorado o Dia Nacional do Livro e a fundação oficial da primeira Biblioteca Nacional com sua sede no Rio de Janeiro.

Fundada por Dom João VI essa biblioteca foi um ponto de partida para a popularização do livro, já que permite acesso fácil à leitura promovendo a disseminação do conhecimento e o registro da cultura mundial.

Segundo a coordenadora do evento e das bibliotecas do Campus Muzambinho e do CeCAES, Judite Fernandes Moreira, essa semana é importante “porque é normal as pessoas terem olhos para biblioteca apenas como um lugar de trabalho e estudo. Mas a biblioteca também é um espaço cultural. E essa semana leva os usuários a olharem a biblioteca de uma outra maneira, sem obrigatoriedade, mas como um espaço cultural de fato”.

Durante todo o ano, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho abre suas portas para crianças, jovens e adultos com o objetivo de promover a difusão do conhecimento e o acesso à informação. Assim, a semana do Livro e da Biblioteca torna-se ainda mais especial uma vez que nesse período são realizadas diversas atividades com a finalidade de entreter esse público.

Semana do livro 2015 34A biblioteca recebeu visitas de várias escolas de Muzambinho e região, assim como alunos da própria instituição, que participaram das atividades do evento. O diretor-geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, fez questão de prestigiar a Semana do livro, uma vez que ela faz parte do grupo de ações de extensão do Instituto em prol da promoção da educação, ciência e tecnologia.

Durante essa semana, os visitantes da Biblioteca Monteiro Lobato e da Biblioteca do CeCAES puderam conversar com alguns dos profissionais do Campus Muzambinho e conhecer um pouco mais sobre o trabalho no Instituto; participar de campanha de conscientização e preservação de material bibliográfico; conhecer alguns dos tipos de danos causados aos materiais da biblioteca; conhecer alguns tipos de materiais usados em procedimentos de restauração de livros; participar de uma conversa com o aluno Ricardo Júnior Negreiros sobre livros de ficção como Jogos Vorazes, Divergente e Harry Potter; e puderam ainda conferir uma exposição de flores e artesanatos feitos com materiais recicláveis pela artista plástica Eliana Silva.

Ainda segundo a coordenadora, Judite Fernandes Moreira, a Semana do Livro e da Biblioteca promovida pelo Campus Muzambinho contou com o empenho de todos funcionários da biblioteca e com o apoio de diversos setores que merecem seu agradecimento especial.

O aluno Ricardo Júnior Negreiros ainda contribuiu com a divulgação da semana ao produzir um vídeo sobre a evolução da leitura.Clique aqui para assistir ao vídeo.

Conheça um pouco mais sobre a Biblioteca Monteiro Lobato

Fundada em 01 de março de 1953, a biblioteca Monteiro Lobato compõe a infraestrutura do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Coordenada pela bibliotecária, Judite Fernandes Moreira, que também é responsável pela biblioteca do CeCAES, a biblioteca Monteiro Lobato conta com cerca de 25 mil volumes distribuídos entre componentes impressos e multimídia como: livros, periódicos, obras de referência, CD, DVD, teses e dissertações.

A biblioteca recebe a visita de cerca de 4 mil alunos e professores por mês, em uma área de mais 700m². E oferece aos seus visitantes uma estrutura com uma sala para pesquisa que conta com 10 computadores, mais dois computadores disponíveis para pesquisa no acervo.

Acesse aqui nossa Reportagem Especial sobre a Biblioteca Monteiro Lobato.

TEXTO E FOTOS: Tatiana de Carvalho Duarte

Confira as fotos: