Login



Reportagem Especial - 08
Sex, 24 de Julho de 2015 12:15

Saiba mais sobre a Bibioteca do Câmpus Muzambinho que conta com um acervo de mais de 25 mil títulos.

Fundada em 01 de março de 1953, a biblioteca Monteiro Lobato compõe a infraestrutura do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Coordenada pela bibliotecária, Judite Fernandes Moreira, que também é responsável pela biblioteca do CeCAES, a biblioteca Monteiro Lobato conta com cerca de 25 mil volumes distribuídos entre componentes impressos e multimídia como: livros, periódicos, obras de referência, CD, DVD, teses e dissertações.

Biblioteca 45

Segundo a coordenadora Judite Moreira, a biblioteca recebe a visita de cerca de 4 mil alunos e professores por mês, que são atendidos por uma equipe composta por 10 pessoas sendo seis servidores, três colaboradores e um estagiário. Já a equipe que atua na biblioteca do CeCaes é composta por uma servidora e duas colaboradoras.

Em uma área de mais 700m² a Biblioteca Monteiro Lobato oferece aos seus visitantes uma estrutura com uma sala para pesquisa que conta com 10 computadores, mais dois computadores disponíveis para pesquisa no acervo.

Com capacidade para 80 usuários sentados, a biblioteca ainda conta com 48 bancadas individuais de estudo, acesso para seus usuários ao Portal da Capes, capacitação para uso de recursos, comutação bibliográfica nacional e internacional, empréstimo domiciliar dos volumes, exposição de novas aquisições e empréstimo inter-bibliotecário através do qual os usuários podem solicitar volumes de outros campi do IFSULDEMINAS e recebê-los no Câmpus Muzambinho.

Biblioteca 13

Minha Biblioteca

Compõe também o acervo da biblioteca os livros em formato digital que podem ser acessados através da base de livros eletrônicos, técnicos, científicos e profissionais, chamada de “Minha Biblioteca”.

Através desse sistema o usuário pode pesquisar por títulos ou coleções que deseja ter acesso e descobrir se há disponibilidade do ítem para leitura online em formato e-book.

Quem quiser mais informações sobre o funcionamento do sistema "Minha Biblioteca" pode ter acesso ao tutorial disponível no link:ACESSO AO TUTORIAL.

Biblioteca 4

PERGAMUM

Outra opção para pesquisa no acervo é o sistema Pergamum. Através dele os usuários podem realizar consultas ao catálogo através do nome do autor, título, assunto, ou palavras relacionadas; fazer a reserva, empréstimo, devolução e solicitação de malote, renovação e consulta ao histórico de empréstimo; e também solicitar a emissão de recibos de empréstimos, multas e devolução.

O sistema permite também que os usuários cadastrem seus e-mails e através deles recebam indicações de materiais sobre suas áreas de interesse, previamente indicadas pelo próprio usuário, assim como o envio automático de mensagens para lembrar a data de devolução do material emprestado, informar liberação de reserva e avisar sobre novas aquisições nas áreas de interesse.

Biblioteca 50

Reeducação Sonora

Conversas e a produção de sons em ambiente de estudo podem prejudicar a atenção das pessoas que estão concentradas em alguma tarefa. As salas de estudo e pesquisa disponíveis na biblioteca geralmente reúnem um grande número de usuários que, ao emitirem tais sons, prejudicam os demais.

Para exercer controle sobre tal poluição sonora, foram instalados na biblioteca sensores sonoros que medem - a partir de decibéis - os ruídos produzidos nas salas. O aparelho mede a intensidade do barulho no ambiente e avisa a partir de um bip sonoro e luminoso quando o ruído estiver em excesso naquele local.

Na Biblioteca Monteiro Lobato, o sensor sonoro está calibrado para emitir um aviso de excesso quando os ruídos ultrapassarem 80 decibéis. A intenção não é proibir a conversa, mas diminuir sua intensidade para que não atrapalhe o estudo dos outros usuários da Biblioteca.

A Campanha visa, além de ajudar na educação dos usuários, evitar o constrangimento dos funcionários que não precisam mais chamar a atenção das pessoas quando o barulho for pertubador.

BBT 8

A biblioteca e a comunidade

É um dos objetivos do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho estender suas ações a toda comunidade para que se faça juz ao direito que a população tem de acesso a informação e ao conhecimento. Assim, uma das metas do Câmpus é, através de projetos de extensão, aproximar a comunidade da instituição e demonstrar que ambientes como a Biblioteca Monteiro Lobato são acessíveis e capazes, não só de promover a educação, ciência e tecnologia, como também de entreter seus usuários.

Segundo a coordenadora Judite Moreira, "é pra lá de tendenciosa a imagem de biblioteca que muitos ainda carregam, de que as bibliotecas são lugares chatos e empoeirados e que são apenas um lugar de consulta e pesquisa para complementar o currículo escolar. A biblioteca é um polo de conhecimento, extremamente dinâmica, estabelece o diálogo entre a tradição e a modernidade e progride cada vez mais com o desenvolvimento da ciência da informação. Ela vai além da leitura, ela também é diversão".

Com a finalidade de aumentar cada vez mais o número de pessoas que utilizam a infraestrutura da biblioteca, diversas ações são realizadas tendo como público alvo não somente alunos do instituto como também professores, servidores e a população de Muzambinho e região.

"A biblioteca está inserida no tripé: ensino, pesquisa e extensão. Ela é o coração de toda instituição de ensino.O computador, a internet e outras artes que estabelecem um diálogo importante com a literatura para a formação da cabeça do cidadão, coexistem também em uma biblioteca. Por isso, nós, profissionais da informação atuamos também como educadores e nesse contexto promovemos ações culturais", segundo Judite Moreira. Mas a coordenadora ainda ressalta que mudanças de logística, organização e infraestrutura da biblioteca estão sendo realizadas para que essas ações de extensão possam ser ampliadas a um público maior.

"Em nosso campus essas ações estão tímidas ainda devido à reestruturação que a biblioteca está passando desde o inicio de minhas atividades. Iniciamos no ano passado, durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) de 23 a 29 de outubro, algumas atividades no ambiente da biblioteca. Essa ação acontecerá todos os anos sempre com atividades diversificadas e voltadas para toda a comunidade: interna e externa.O gostoso do nosso trabalho é que sempre estamos pensando em como criar uma maneira incrível de conseguir relacionar a pessoa com o conhecimento e, pra mim, o que está sendo muito gratificante é ver a equipe atual da bibliteca engajada nesse propósito, comprometida com o trabalho. Tenho orguho da minha equipe".

Biblioteca 18

Acessibilidade

Assim como em todo Câmpus Muzambinho a preocupação com a acessibilidade é uma questão primordial. Portanto, para garantir o acesso à biblioteca Monteiro Lobato à toda população, incluindo pessoas com algum tipo de deficiência, foram consideradas diversas normas de acessibilidade na infraestrutura do prédio.

Os banheiros possuem instalações adaptadas aos deficientes como corrimãos para apoio, privada adaptada, botão de alarme para ser acionado em caso de emergência, assim como portas com a largura adequada para a locomoção.

A biblioteca ainda conta com um elevador que possibilita que os usuários tenham acesso aos demais andares e uma vaga no estacionamento exclusiva para deficientes.

Biblioteca 31

Segurança

Toda biblioteca Monteiro Lobato ainda é monitorada por um sistema de câmeras que garante a segurança de seus usuários em todo período de funcionamento que, durante o período letivo é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 14h. Mais informações sobre a biblioteca ou sobre seus horários de funcionamento fora do período letivo estão disponíveis no site:http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/index.php/estrutura/biblioteca

Biblioteca 9

TEXTO E FOTOS: Tatiana de Carvalho Duarte

Confira mais fotos: