Maratona de Programação
Qui, 17 de Setembro de 2015 14:23

Estudantes de Ciência da Computação conquistam vaga na Final Brasileira da XX Maratona de Programação.

Maratona de Programacao - INATEL 11No dia 12 de setembro, estudantes do Curso de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participaram da primeira etapa da XX Maratona de Programação no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) em Santa Rita do Sapucaí (MG). A competição é organizada pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Durante a manhã, ocorreu o aquecimento dos participantes e às 14h começou a maratona que foi até às 19h.

Com a 7ª colocação, a equipe "C + ou -" conquistou vaga para participar da final brasileira da XX Maratona de Programação que acontecerá em novembro. A equipe classificada é composta pelos estudantes do curso de Ciência da Computação: Cláudia dos Reis Silva (8º período), Josias Marques da Silva (4º período) e Maykon Filipe Dacioli Batista (4º período).

As equipes do Campus Muzambinho, que marcaram presença no evento pelo sexto ano consecutivo, obtiveram, ao final, as classificações de 7º, 8º, 16º, 17º, 18º e 19º. Em um ranking geral, essas duas equipes ficaram entre as 100 melhores do Brasil. Além desses estudantes, foram mais cinco como reservas que também participaram em mais duas equipes. Todos foram acompanhados do professor Ricardo José Martins.

Ao todo, competiram 24 times, com três integrantes cada, provenientes de seis instituições distintas. A disputa foi realizada, simultaneamente, entre 639 times, de 209 escolas, em 41 sedes espalhadas pelo Brasil, e os alunos tinham que resolver um caderno com 12 problemas e sugerir algoritmos que os solucionassem.

Além das vagas, as três equipes melhores colocadas receberam medalhas de ouro. As três seguintes, medalhas de prata e as quatro seguintes, de bronze.

O primeiro lugar da maratona ficou com a equipe "Epic Sax Guys" da UNIFEI. O segundo lugar ficou com a equipe "stormtrop3rs" do INATEL. Segundo as regras da competição, ambas ficaram entre as 15 melhores equipes do Brasil. Devido a isto, a vaga da etapa regional passa a ser da Instituição melhor colocada entre as demais participantes. Com isto, o IFSULDEMINAS conquistou vaga e participa, pela primeira vez, da final brasileira, que ocorrerá de 13 a 14 de novembro na cidade de São Paulo – SP, no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada - IBTA.

Segundo o site do evento, a competição “se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão”.

A escolha das equipes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho que participaram da competição aconteceu pela V OLIP - Olimpíada Interna de Programação realizada em junho de 2015 no Campus (clique aqui para saber como foi a V OLIP). As equipes com a melhor classificação nesta Olimpíada foram selecionadas para representar o Instituto na XX Maratona de Programação.

As melhores equipes da Final Brasileira irão participar da Final Mundial do Concurso de Programação da ACM (ICPC), que ocorrerá de 15 a 20 de maio de 2016 na cidade de Phuket, Tailândia.

Classificação final das equipes do Campus Muzambinho:

C + ou – (Medalha de Bronze e Equipe classificada para a Final Brasileira)

Posição: 7º lugar
Alunos: Cláudia dos Reis Silva (8º período), Josias Marques da Silva (4º período) e Maykon Filipe Dacioli Batista (4º período)

Flecha no Joelho! – (Medalha de Bronze)

Posição: 8º lugar
Alunos: Abner Samuel P. Palmeira (4º período), Aline Regina de Oliveira (4º período) e Bruno Josué Pereira (4º Período)

Two and a Half @’s

Posição: 16º lugar
Alunos: Goimy Rondinelli da Silveira (4º período), Lucas Cardoso Silva (4º período) e Walter Magno Sernikov Júnior (4º período)

Strong Code

Posição: 17º lugar
Alunos: João Marcos Salvanini Bellini de Moraes (2º período), Samuel Eduardo da Silva (2º período) e Vinicius Lambardozzi Nascimento (2º período)

Alfa

Posição: 18º lugar
Alunos: Gilson Ferreira Miranda (4º período), Izak José da Silva (4º período), José Leonardo dos Santos Costa (4º período)

Bixão da Goiaba

Posição: 19º lugar
Alunos: Ícaro Brito de Carvalho Messias (6º período), Luís Ovídio Viana Podestá (6º periodo) e Ronieri Donizetti Sales (6º período)

Reserva

Posição: 21º lugar
Alunos: Diego Pereira da Penha (4º período) e Leonardo Fonseca Moreira (6º período)

Reserva 1

Posição: 24º lugar
Alunos: Eduardo Koqui da Silva (4º Período), Jaqueline Rodrigues Aguilar (2º período) e Ricardo Júnior de Negreiros (4º período)

Para saber mais detalhes destes resultados, clique aqui e confira o placar final no final da página.

Texto: Ricardo José Martins
Revisão: Lucas Constantino
Fotos: Inatel

Confira as fotos:

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Placar Final - INATEL.pdf)Placar final - Inatel[ ]251 Kb