Plantio de Mudas
Qui, 09 de Abril de 2015 12:38

Parceria entre o IFSULDEMINAS, a prefeitura e o IEF resulta em plantio de mudas nativas na cidade de Muzambinho.

Foi realizado hoje, dia 04 de abril, o plantio de cerca de 50 mudas nativas na região da Escola Estadual Cesário Coimbra.

A ação é um resultado da parceria entre o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, a Prefeitura Municipal e o Instituto Estadual de Florestas – IEF, que já promoveu a plantio de mais de 600 mudas no parque municipal em 2014.

Estiverem presentes na ocasião o Prefeito Municipal, Ivan Antônio de Freitas; o vice-prefeito, Roosevelt Pereira de Paula; o Secretário do Meio Ambiente, José Mário Montanari; os servidores do Câmpus Muzambinho, Juliano Francisco Rangel e Greimar Alves de Jesus; o Engenheiro Florestal do IEF, Luiz Ricardo Zavagli; representando a diretora da Escola Cesário Coimbra, a vice-diretora, Zoraid de Fátima Leite; demais professores e alunos.

O plantio das mudas foi realizado por professores e alunos segundo as instruções dos realizadores do projeto.

Segundo a professora, Maria Messias Gomes, a escolha da Escola Cesário Coimbra para realização dessa ação foi muito importante pois, em 15 de janeiro de 2015, a escola completou 100 anos. “Cesário é uma escola centenária que sempre formou cidadãos conscientes para melhorarem o espaço em que vivem. Não podemos nos preocupar apenas com problemas que ocorrem na Amazônia, por exemplo. É preciso cuidar do espaço em que vivemos para contribuirmos com um mundo melhor”.

Segundo Juliano Francisco Rangel, do setor de Jardinagem e Paisagismo do IFSULDEMINAS, a parceria prevê que o Câmpus Muzambinho forneça “orientação técnica e acompanhe a parte inicial dos trabalhos de conscientização de alunos e cidadãos de Muzambinho quanto a importância do cuidado no plantio e na manutenção da planta, de forma que ela seja um instrumento de contribuição para o cidadão e não um obstáculo”. Ainda segundo Juliano Rangel, o projeto também tem como objetivo orientar a população sobre as formas ideais de plantio de mudas em calçadas e quais espécies se adaptam melhor a esse ambiente.

O servidor do Câmpus Muzambinho do Laboratório de Produção de Mudas, Greimar Alves de Jesus, foi o responsável pela escolha das mudas nativas doadas pelo Instituto.

Confira aqui mais fotos da 1ª Semana Florestal

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte