Novas Parcerias
Sex, 07 de Novembro de 2014 13:38

Projeto SOMA é apresentado a servidores do IFPR - Câmpus Jacarezinho e encontro promove novas parcerias.

Apresentação Projeto SOMA para funcionários e servidores do IFPR 1A convite de alguns docentes que participaram da FICAFÉ 2014, o Coordenador do Projeto SOMA, prof. José Marcos Angélico de Mendonça, foi convidado para realização de uma apresentação desta iniciativa no IFPR - Câmpus Jacarezinho. O encontro aconteceu no dia 06 de novembro e reuniu cerca de 15 servidores (administrativos e professores) e também um dos parceiros do SOMA, o gestor do SEBRAE em Jacarezinho, Odemir Campello.

Na ocasião, o prof. José Marcos explicou todo o objetivo do Projeto SOMA e também todo o histórico deste trabalho que acontece desde 2009. Em atuação no Paraná desde 2012, essa iniciativa abrange diferentes áreas de ensino: plantio e manejo, saúde da família, segurança do trabalho, gestão da propriedade. Ainda assim, de acordo com o professor José Marcos, o SOMA ainda tem muitas outras demandas para atender e a entrada de uma instituição de ensino mais próxima pode fazer ainda mais diferença para os produtores.

Abertura Oficial 4Além dessa parceria, na cerimônia oficial de abertura da FICAFÉ 2014, foi divulgada que está havendo negociações avançadas para implantação do Polo de Ensino a Distância na cidade de Jacarezinho com a oferta do curso técnico em Cafeicultura. Esse processo é resultado de uma parceria entre as duas instituições. Anunciada pelo prof. José Marcos Angélico de Mendonça, que na ocasião representou o Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, a possível implantação do curso foi recebida com muitos aplausos pelos produtores presentes.

Durante a feira, diversos estudantes do Câmpus Jacarezinho procuraram os estudantes do Câmpus Muzambinho para troca de informações e experiências de pesquisa. Em um desses encontros, alguns alunos do curso técnico em Eletromecânica participaram do Grêmio de Degustadores - um estande organizado no centro da FICAFÉ 2014 que promoveu uma oficina sobre a degustação de café. O coordenador do curso Alimentos do IFPR - Câmpus Jacarezinho, prof. Felipe Richter Reis, também participou deste curso.

Equipe de apoio na sala de degustaçãoAlém da participação de degustadores internacionais (Oscar Gonzales e Sara Morocchi, degustadores da Sustainable Harvest, e Adam Macclellan, degustador da Stupmptown Coffe Roasters), este curso de degustação foi realizado nos três dias de evento pelo prof. José Marcos e pelos estudantes Luis Rodolfo Souza Paulino da Costa, Denis Henrique Silva Nadaleti, Raquel Vilela da Mata Miranda e Hully Alves Rocha (foto).

Trinta estudantes de quatro cursos diferentes do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho participaram da organização da FICAFÉ 2014. Todos esses discentes integram o Projeto SOMA que atua em diversas propriedades rurais do Norte Pioneiro do Paraná e em outros três estados (MG, SP e ES). Em todos os núcleos, a iniciativa visa somar o conhecimento técnico que os alunos possuem com a carência na assistência técnica que os cafeicultores precisam.

Para saber mais sobre a participação dos estudantes na Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, clique aqui.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: