Login



Dia de Campo
Seg, 28 de Março de 2011 12:35

Encontro Tecnológico reúne cerca de 200 participantes no Campus Muzambinho

16Cerca de 200 pessoas participaram, no último sábado, 26 de março, do I Encontro Tecnológico – Café, Milho e Dinâmica de Máquinas e Implementos (Encontec), realizado pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. O evento reuniu produtores rurais, profissionais da área de tecnologia agrícola e estudantes interessados em conhecer novas técnicas para o aumento da produtividade em plantações e participar da demonstração de experimentos desenvolvidos no campus.

As atividades começaram no início da manhã, com o credenciamento dos participantes e uma breve cerimônia de abertura, presidida pelo diretor-geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues. Ele deu as boas-vindas e agradeceu a presença do participantes. “Queremos que vocês procurem essa instituição para terem condições de utilizar, dentro da sua propriedade, dentro do seu trabalho, uma tecnologia mais avançada.” Em seguida, foi oferecido um café da manhã.

Eventos científicos foram realizados durante todo o dia. Pela manhã, foi feita a demonstração de uma vitrine de leguminosas e gramíneas e um experimento sobre adubação verde no cafezal. Outros dois experimentos envolvendo a produção de milho e uma área demonstrativa de soja utilizada na rotação de culturas foram mostrados. Além disso, os produtores puderam ver quatro materiais de milho geneticamente modificados para resistência a lagartas e um material híbrido convencional. Os participantes também receberam almoço e, ao final da programação, assistiram a uma palestra.

O Encontec foi realizado com o apoio da Emater-MG, que enviou os extensionistas Marco Antônio Ferreira e Gilson Couto; do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Muzambinho, representado pelo presidente Cléber Marcon; do Sindicato dos Produtores Rurais; e da Prefeitura Municipal de Muzambinho. Além disso, o evento contou com a parceria das empresas Seprotec Sementes, Bertanha Máquinas Agrícolas e Eclética Indústria, Syngenta Brasil, e Termomax Aquecedores Solares. A organização envolveu os professores Francisco Vitor de Paula, Ariana Vieira Silva, Fausto Figueiredo Vieira, Gustavo Rabelo Botrel, José Sérgio de Araújo, Anna Ligia de Resende Maciel, Paulo Sérgio de Souza e os técnico-administrativos Altieres Paulo Ruela e Pedro Alberto.

Confira as fotos: