Matrícula do Vestibular
Qua, 06 de Julho de 2011 09:23

Campus Muzambinho adota novo sistema para a matrícula dos calouros

10Com o objetivo de atender melhor aos novos alunos e tornar mais ágil o processo de matrícula, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho passou a adotar novo roteiro de recepção dos calouros. A partir de agora, ao se dirigirem aos locais de matrícula, os alunos entram diretamente em contato com os professores e coordenadores de curso e podem conhecer mais sobre a área em que estão ingressando. Anteriormente, apenas os funcionários da Secretaria Escolar participavam do processo.

Com a mudança, a matrícula da primeira chamada do Vestibular 2º semestre 2011 foi realizada em apenas um dia, na terça-feira, 5 de julho. No Campus Muzambinho, no polo de Alterosa e no Campus Avançado de Passos, os calouros do IFSULDEMINAS foram recebidos pelos docentes, que tiveram a oportunidade de conhecer os alunos, apresentar o curso e mostrar como será o desenvolvimento das atividades escolares ao longo do segundo semestre. Eles receberam cópia do calendário acadêmico e texto com informações dos cursos, mercado de trabalho e a matriz curricular.

Durante todo o dia, jovens de Muzambinho e diversas cidades da região estiveram no campus para efetuar a matrícula. “Mesmo sendo um pouco longe da minha cidade, estou animada porque o Instituto foi muito recomendado. Fui bem acolhida e estou com boa expectativa”, afirmou a nova aluna do Técnico em Enfermagem, Natara Moraes Ferreira, de 19 anos, que veio de Areado. Do mesmo município, vieram a dona de casa Rosa Araújo e o marido Luiz Carlos Bernardo, que trouxeram os dois filhos para se matricularem no curso Técnico em Enfermagem. “Estou feliz por começar a estudar e é o que eu quero fazer”, contou a Amanda de Araújo, filha do casal.

Além de apresentarem os documentos exigidos, parte dos alunos que ingressam no Técnico em Agropecuária deu entrada nos procedimentos de internato, como é o caso de Luís Carlos de Paiva, 18 anos, que veio de Carmo do Rio Claro. “Terminei o segundo grau e decidi estudar em Muzambinho para conseguir uma qualificação profissional melhor”, afirmou.

No ato de matrícula, os calouros também efetuaram o pagamento de taxas relativas à material didático usado nos cursos. Em seguida, receberam senha para serem atendidos pelos funcionários da Secretaria Escolar. Nesta etapa, foi realizado o registro no sistema acadêmico e emitidas as vias de matrícula para cada aluno. Como o projeto está em fase inicial, uma ficha de avaliação foi distribuída aos calouros. Com base nas críticas e sugestões apresentadas, poderá haver mudanças nos próximos semestres, visando ao aperfeiçoamento.

“Resolvemos mudar o sistema para termos um melhor atendimento ao candidato que está se matriculando. É um processo de implantação e vamos evoluir ainda mais para que possamos atender a um número maior de candidatos no mesmo espaço de tempo”, afirma Geraldo Russo Filho, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação do campus Muzambinho.

Para colocar em prática o processo, foi preciso usar uma estrutura de equipamentos e contar com o envolvimento de uma grande equipe, formada por funcionários da secretaria, do setor de Tecnologia da Informação e pelos professores. “A ideia dessa recepção foi fazer com que o aluno tivesse contato com os professores para se sentir mais acolhido, mais ciente sobre o que vai encontrar na escola no primeiro dia de aula”, explica Geraldo.

A participação do corpo docente no processo de matrícula também foi positiva na visão dos coordenadores. “Muitas dúvidas sobre o curso a gente pôde resolver. Achei bem interessante o fato de vários alunos terem vindo acompanhados dos pais e, com a nossa presença, eles se sentiram mais seguros”, destaca a coordenadora da Ciências Biológicas, Isabel Ribeiro do Valle.

Confira a galeria de fotos:

Veja os documentos exigidos na matrícula e as datas da 2ª e 3ª chamadas