Mundo Infantil
Ter, 28 de Junho de 2011 11:00

Projeto de educação ambiental atende 76 crianças de escola em Muzambinho

Desenvolvido por alunas do 4º período do curso de Ciências Biológicas, o projeto “Conscientização Ambiental no Mundo Infantil” completou, no dia 21 de junho, um ciclo de atividades destinadas a crianças entre 10 e 12 anos da Escola Estadual Cesário Coimbra. Por meio de gincanas, oficinas, palestras e até teatro de fantoches, as acadêmicas Bianca Vilela Pires, Daíse Cristina da Silva e Janaína Durante ensinaram lições de educação ambiental para 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental. O encontro encerrou a série de visitas realizadas pelas estudantes na escola.

De acordo com Bianca Pires, durante três meses, foram realizadas gincanas com os temas lixo e poluição, fauna e flora, e reciclagem; palestras; oficinas de garrafa PET; sessões de vídeos educativos sobre como fazer papel reciclado e sobre formas de preservação do meio ambiente; apresentação de teatro com fantoches reciclados que contavam histórias criadas pelas próprias crianças; além de entrevistas que tratavam dos assuntos abordados. As visitas do grupo à escola eram sempre realizadas às terças e sextas-feiras.

A iniciativa contou com o apoio das professoras Narayana de Deus Nogueira e Isabel Ribeiro do Valle Teixeira e foi realizada em parceria com a direção da Escola Estadual Cesário Coimbra. Além de participar das atividades lúdicas, as crianças visitaram, no dia 26 de abril, o campus do IFSULDEMINAS para conhecer o viveiro de mudas, assistir a palestras e plantar árvores. Confira as fotos do encontro de encerramento do projeto, realizado em 21 de junho, e da visita ao Instituto Federal.

Projeto incentiva crianças de escola pública a preservar o meio ambiente