Educação ambiental
Qui, 05 de Maio de 2011 12:15

Projeto incentiva crianças de escolas públicas a  preservar o meio ambiente

logoCom o objetivo de levar educação ambiental a crianças de escolas públicas da cidade, as acadêmicas do 4º período do curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho desenvolvem o projeto “Conscientização Ambiental no Mundo Infantil”. Coordenada pelas professoras Narayana de Deus Nogueira e Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, a iniciativa é uma forma de valorizar hábitos de preservação já na fase inicial da educação escolar. O grupo de trabalho é composto por Bianca Vilela Pires, Daíse Cristina da Silva e Janaína Durante.

De acordo com Bianca, foram escolhidos alunos com idade entre 10 e 12 anos, matriculados em escolas públicas de Muzambinho, que frequentam o 5º ano do ensino fundamental, porque os efeitos causados pela má conservação do meio ambiente afetará, no futuro, diretamente essas pessoas. A atividade é realizada na Escola Estadual Cesário Coimbra, com o apoio da supervisora Maria Helena Dipe e da diretora é Liliane Abdala Antinori.

Alunos e professores aprovaram o trabalho. “O projeto é muito legal, pois estou aprendendo mais e conhecendo o meu planeta para poder cuidar melhor dele”, declarou Bruno Lucas dos Santos, do 5º ano A. Para a professora Sílvia, que dá aula para o 5º ano A, o projeto é interessante porque é multidisciplinar e ensina o conteúdo de uma maneira diferente.

Nas atividades realizadas, as crianças entram em contato com as noções de preservação ambiental por meio de dinâmicas, jogos, palestras e imagens. São tratados temas como água, ecossistema, fauna e flora regionais, lixo e reciclagem.

abertura

ecossitema