Encontro de Biologia
Sex, 23 de Agosto de 2013 08:22

Cerca de 300 participantes estiveram presentes no I Encontro de Biologia do Câmpus Muzambinho

04O I Encontro de Biologia do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho reuniu cerca de 300 participantes entre os dias 07 e 09 de agosto. Neste evento foram ministrados cerca de 8 palestras, 15 minicursos e diversas apresentações orais de trabalhos científicos. Banners com trabalhos de alunos de variadas faculdades do país, também estiveram expostos durante todo o evento e foram avaliados por uma banca de professores definida pela organização do encontro.

Para os alunos participantes deste evento foi um grande aprendizado que contribuiu para o conhecimento de cada um, proporcionando um intercâmbio de informações entre alunos, palestrantes, ex-alunos, profissionais da área e professores. "O evento atendeu o objetivo esperado, reunindo diversos estudantes e profissionais de ciências biológicas onde pôde ser exposto diversos trabalhos promovendo a interação de conhecimentos entre os participantes oriundos de diversas instituições do Brasil, de acordo com Roniel Geraldo Ávila, aluno do curso superior de Ciências Biológicas e membro da comissão organizadora.

Paralelamente, ocorreu um concurso de fotografia cujas imagens inscritas ficaram expostas no poliesportivo do Câmpus Muzambinho durante todo o evento. Uma banca técnica realizou as avaliações das fotos e a comissão científica avaliou os trabalhos, banners e oral.

No concurso de fotografia a melhor foto foi de  Filipe Guida de Oliveira com o tema "Camuflagem".

Os trabalhos escolhidos foram:

Trabalhos premiados em forma de pôster (três áreas)

Biologia Animal: LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA EM FRAGMENTO FLORESTAL DO IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho - Matheus José de Castro Sá.

Educação: A UTILIZAÇÃO DO FILME "DERSU UZALA" NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. - Lucas Anibal Faria Seabra.

Meio Ambiente: OS RECURSOS PESQUEIROS DIMINUÍRAM? PERCEPÇÕES DE PESCADORES DO MÉDIO RIO GRANDE, MINAS GERAIS, BRASIL.  - Valter Monteiro de Azevedo Santos.

Trabalho premiado (ORAL)

BREVES OBSERVAÇÕES DE CAMPO SOBRE PREDAÇÃO DE POMACEA LINEATA (SPIX, 1827) POR VERTEBRADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA UHE DE MARECHAL MASCARENHAS DE MARAIS, MINAS GERAL, BRASIL. - Vinícius da Silva Valadão.

Menção Honrosa

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE ANA E BAP EM MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO DE MORANGUEIRO. - Adriano de Oliveira rodrigues.

EFEITO DO ÓLEO DE COCO (Cocos Nucifera) NA DISPLIDEMIA E NA GLICEMIA DE CAMUNDONGOS KNOCKOUT PARA O GENE DO RECEPTOR LDLr -/+. - Silviane Fernandes de Magalhães.

Após o encerramento, foi realizada a confraternização com coquetel e apresentação da banda Professores no Rock, aos participantes.

Confira a matéria de abertura do I Encontro de Biologia, clique aqui.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Confira as fotos: