Abertura JIF SUDESTE
Qua, 28 de Outubro de 2015 06:46

Cerimônia no Campus Muzambinho abre a etapa sudeste os Jogos dos Institutos Federais 2015.

A abertura da etapa Sudeste os Jogos dos Institutos Federais aconteceu ontem, 27 de outubro, no Ginásio Poliesportivo do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. O torneio vai envolver participação de oito Institutos Federais: o IF Sudeste MG, IF Fluminense, IF Espírito Santo, IF São Paulo, IF Minas Gerais, IF Triângulo Mineiro, IF Norte de Minas e dos Campi do IFSULDEMINAS.

Os jogos começam hoje, 28, e vão até o dia 01 de novembro. O Campus Muzambinho está recebendo mais de 500 atletas para as competições de Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Natação e Atletismo. As outras modalidades (Vôlei, Vôlei de areia, Basquete, Xadrez, Tênis de mesa e Judô) acontecerão no Campus Machado.

Além das tradicionais entradas da bandeira e das delegações, o evento esportivo promoveu dois tradicionais momentos: o juramento dos atletas e o acendimento da pira olímpica. A juramentista da competição foi a estudante Natália Justimiano (do curso técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio e Campeã Brasileira dos Jogos Escolares e Campeã Mineira pela Federação Estadual). A chama olímpica foi acesa pelos estudantes Patrik Coutinho e Daniel Nadalete. O hino nacional foi executado pelo músico Wagner Anacleto.

Além disso, dois espetáculos de dança foram apresentados: a Coreografia Monções com o Grupo Artístico FEUC e a Coreografia MOVE com a Cia D'Artes de São José do Rio Pardo. Ao final do evento, os músicos Wagner e Leonardo Chiulli fizeram apresentações de algumas músicas.

A abertura contou com a presença do Magnífico Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli, do Diretor-Geral do Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, do Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal de São Paulo, prof. Wilson de Andrade Matos, do Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, prof. Paulo César Azevedo, do Diretor-Geral do Instituto Federal Fluminense - Campus Cento, prof. Jeferson Magalhães de Azevedo, do Representante da Comissão Organizadora Permanente dos Jogos entre Instituições Federais da Região Sudeste, Gilmar Almeida do CEFET do Rio de Janeiro, da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, do Coordenador de Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS, prof. Denis Bueno da Silva, do Coordenador do Centro de Atendimento ao Educando, prof. Evane da Silva, e do Coordenador do Curso de Educação Física do Campus Muzambinho, prof. Renato Aparecido de Souza.

No momento dos discursos, o anfitrião e Diretor-Geral do Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos, deu as boas vindas aos atletas e reiterou o apoio da Instituição na promoção de eventos esportivos que estimulam o desenvolvimento dos estudantes. Além de contribuir para a interação entre os alunos dos diferentes Institutos, a competição pode revelar atletas de destaque brasileiro.

As disputas de Futebol de Campo e Futsal vão acontecer no Campus e as modalidades de Natação e Atletismo serão realizadas no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CECAES). Estas duas modalidades serão disputadas durante os dias 28, 29 e 30 de outubro da seguinte forma: Natação durante a manhã e tarde do dia 28 e manhã do dia 29, o Atletismo será na manhã e tarde do dia 29 e manhã do dia 30. Para conferir toda programação, clique aqui.

Os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze para provas individuais e, nas modalidades coletivas, troféus e medalhas. Além disso, os primeiros colocados serão representantes da região Sudeste na etapa nacional, que começa no dia 11 de novembro, em Goiânia.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Talita Carvalho e Lucas Constantino