Login



Extensão Rural no Paraná
Qua, 20 de Fevereiro de 2013 10:12

Comitiva do Câmpus Muzambinho desenvolve atividades do Projeto Soma

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, em parceria com a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), promoveu um curso de capacitação em cafeicultura destinado aos estudantes do curso de Engenharia Agronômica do câmpus e também aos técnicos e agrônomos que trabalham com café vinculados às associações parceiras. O evento teve o apoio do Sindicato Rural de Ribeirão Claro (PR) e da Prefeitura do município.

O curso é parte das ações de expansão do Projeto SOMA no Paraná, que visa à contextualização dos estudantes com a cafeicultura praticada naquela região e também do trabalho que está sendo desenvolvido pela ACENPP junto aos cafeicultores e cafeicultoras familiares e certificados Fair Trade. Além disso, é uma forma de atualização técnica de todos que integram o Projeto.

O projeto

O Projeto foi iniciado em 2009, sob a coordenação do professor José Marcos Angélico de Mendonça, em parceria com a COOPERVITAE no município de Nova Resende (MG). Desde então, os estudantes realizam atividades em campo, com atendimentos individuais (visitas às propriedades rurais) e grupais (dias de campo, palestras, cursos) aos produtores que atualmente fazem parte da Cooperativa.

Entre os objetivos do Projeto SOMA, está a promoção do convívio dos estudantes do Câmpus Muzambinho com os produtores rurais, buscando-se com o trabalho a formação de profissionais mais dinâmicos e conscientes de sua responsabilidade profissional na assistência técnica e difusão de tecnologias sustentáveis e adequadas à realidade agrícola.

Recentemente, a área de abrangência foi ampliada e novos parceiros passaram a integrar o projeto: a Associação Agropecuária Barra Grande em Caconde (SP) e a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), com sede em Santo Antônio da Platina (PR). Atualmente, o projeto conta com a participação de cerca de 500 cafeicultores e cafeicultoras familiares e certificados FAIR TRADE das associações parceiras localizadas em MG, SP e PR.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações do professor José Marcos Angélico de Mendonça