Login



Educação Física Licenciatura
 
Ensino | Pesquisa | Extensão | Estrutura | Servidores | História do curso | Notícias | Links úteis | Órgãos | Egressos | Contato | Avisos Importantes
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

APRESENTAÇÃO


O curso de Licenciatura em Educação Física forma professores habilitados para a prática docente na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos), atuando com as diferentes manifestações da cultura corporal do movimento humano e interagindo com as demais áreas do conhecimento para a formação integral do indivíduo. O educador físico, fundamentado em princípios éticos, aplica seu conhecimento e contribui, concomitantemente, para a transformação da realidade, atuando nas diversas camadas da sociedade, em prol da melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

Título: Licenciatura em Educação Física
Duração do curso: 3 anos
Turnos: Vespertino e Noturno
Horários: Vespertino - 13 às 17h e Noturno - 19 às 23h
Total de vagas anuais: 40

 

COORDENADORES


professora januaria andreaNome da coordenadora: Januaria Andrea Souza Rezende

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.










PERFIL PROFISSIONAL


O profissional de Educação Física formado na modalidade Licenciatura do IFSULDEMINAS - campus Muzambinho deverá ser oprofessor que identifica, planeja, programa, organiza, dirige, coordena, supervisiona, desenvolve, avalia e leciona os conteúdos do componente curricular/disciplina Educação Física, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, através de sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação Física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento da Educação Física em saber escolar.

Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado em Educação Física do IFSULDEMINAS - campus Muzambinho será capaz de elaborar e analisar materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realizar, ainda, pesquisas em Educação Física, coordenar e supervisionar equipes de trabalho. Em sua atuação, primará pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

O curso estabelecerá ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e atitudes, com responsabilidade técnica e social, de maneira que o profissional estará habilitado a entender a coexistência de relações entre teoria e prática, como forma de fortalecer o conjunto dos elementos fundamentais para a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários à concepção e práticas corporais, adaptando-se de modo inteligente, flexível, crítico e criativo às novas situações, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a diversidade, os direitos humanos e promovendo a sustentabilidade.

O curso de Licenciatura em Educação Física no IFSULDEMINAS - campus Muzambinho, privilegia a formação do homem na sua totalidade, de forma crítica, reflexiva e integrada no contexto sócio-político-econômico e cultural, tornando-o um ser autônomo, capaz de atuar em uma sociedade em constantes transformações.

MERCADO DE TRABALHO


Este profissional pode atuar nas áreas de clubes esportivos, indústrias, hotéis, conjuntos habitacionais, praças, parques, hospitais, entidades comunitárias, academias, escolas esportivas, onde o profissional atuará como preparador físico, administrador, técnico, supervisor e outras áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR


A Matriz Curricular é a relação das disciplinas do curso com a respectiva carga horária. Clique aqui