Login



Pesquisa com frutas
Ter, 13 de Setembro de 2011 12:41

 

Setor de Fruticultura desenvolve pesquisas com diversas fruteiras

17Com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para aprimoramento e diversificação de culturas, o Setor de Fruticultura do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho está desenvolvendo pesquisas de campo que visam fornecer material didático para as aulas teórico-práticas dos cursos relacionados à agricultura, treinar alunos de iniciação científica, e transferir para produtores da região os resultados obtidos com o trabalhos.

Quatro pesquisas estão atualmente em andamento: “Avaliação fitotécnica e agroindustrial de oito diferentes variedades de uva (Vitis labrusca) nas condições de Muzambinho”, cujo objetivo é estudar qual se adapta melhor à região e mostrar aos produtores a viabilidade do cultivo de uva para suco; “Efeito de cinco variedades de maracujá nas condições climáticas locais”, que pretende avaliar as variedades de maracujá para que possam ser utilizadas na região; “Avaliação fitotécnica e agroindustrial da variedade folha murcha sobre oito diferentes porta-enxertos de citros nas condições de Muzambinho”; que visa buscar o melhor porta enxerto que se adapte à variedade da laranja folha murcha, analisando o desenvolvimento, produtividade, fenologia e adaptabilidade na região; e “Uso de cobertura morta e número de hastes para produção da figueira para mesa”, cuja intenção é estudar a viabilidade de produção do figo maduro para mesa com uso das tecnologias aplicadas.

De acordo com o professor Paulo Sérgio de Souza, a fruticultura tem sido uma promessa e uma realidade para o desenvolvimento econômico e social em diversas regiões. O Sul de Minas Gerais apresenta grande potencial para a área, pois destaca-se em características peculiares, como microclimas que favorecem o cultivo de espécies de clima tropical, subtropical e temperado; localização (próximo a grandes centros consumidores como São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Franca, Poços de Caldas, Passos, Varginha e Pouso Alegre); infraestrutura para a exportação, com a proximidade de portos e aeroportos, além de rodovias bem conservadas. Essas características reúnem condições para a fruticultura se tornar uma realidade na região.

Com isso, é imprescindível o uso de tecnologias para a produção de frutíferas. Uma delas é a disponibilização de mudas com qualidade genética e fitossanitária para os fruticultores. O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho vem atender a essa demanda, ajudando no desenvolvimento da fruticultura tanto no aspecto econômico quanto no agroindustrial, por meio de geração de renda, novas oportunidades de emprego e sustentabilidade da agricultura.

No viveiro de mudas do Instituto, os alunos podem desenvolver habilidades para a produção de mudas frutíferas, participar de treinamento através de cursos e estágios, além de produzir plantas para a formação de novos pomares.

As pesquisas do Setor de Fruticultura estão sendo desenvolvidas pelo professor Paulo Sérgio de Souza, o técnico em agropecuária Gentil Luiz Miguel Filho e o auxiliar de setor Manuel Sanches e os alunos da Engenharia Agronômica Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido e Estevan Teodoro Santana Penha. O trabalho é possível graças ao apoio da Fapemig (bolsas de iniciação científica), da empresa Adecoagro (Fábio Teixeira Silveira e Nilton Geraldo da Silva), que doou o bagaço de cana, além de outros alunos dos curso técnico e superior.