Polo de Cássia
Qui, 02 de Junho de 2011 11:38

Alunos do polo de Cássia participam de atividades extraclasse

Durante o mês de maio, o polo da rede de Cássia desenvolveu diversas atividades extraclasse com seus alunos. No dia 11, a turma do 1º ano do curso Técnico em Alimentos participou de visita técnica ao frigorífico Vale do Paraíso, na cidade de São Sebastião do Paraíso. No local, os estudantes puderam acompanhar o processo de abate bovino e suíno, dentro das mais rígidas normas exigidas pela legislação federal. O grupo foi acompanhado pela professora Eliane David e pela coordenadora do polo, Euripa de Fátima.

A visita ao frigorífico começou pelos currais de contenção e pocilgas. Os alunos acompanharam o abate, a separação e inspeção da carcaça, separação de comestíveis e não comestíveis e a estocagem em câmara fria. Todas as modernas instalações e equipamentos foram apresentados pelo responsável Wellington, que também mostrou como é feito o tratamento dos resíduos líquidos. A água usada no frigorífico deve ser lançada de volta à natureza totalmente limpa.

Desfile cívico

Em Cássia, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho oferece os cursos Técnico em Edificações e Técnico em Alimentos. Com o objetivo de divulgar essas oportunidades de capacitação, professores e alunos do polo de rede participaram do desfile cívico em comemoração ao aniversário de 121 anos da cidade. Os estudantes percorreram as ruas centrais e prestaram homenagens às pessoas que fizeram história na gastronomia e na construção de prédios de Cássia.

Visita à Orollate

Outra atividade desenvolvida no polo de rede foi a visita à processadora de leite Orollate. Alunos do curso Técnico em Alimentos conheceram o local e assistiram à palestra ministrada pelo veterinário Marcos Antônio Henrique de Oliveira Carvalho, da Coopassa de Cássia.

Viagem à Feira da Construção

Já no mês de março, os alunos do Técnico em Edificações foram à Feira da Construção (Feicon) de São Paulo, a maior da América Latina. O grupo viajou à capital paulista para conhecer as mais modernas instalações em construção e decoração. O evento é referência em todo o Brasil e foi realizado no pavilhão de exposições do Anhembi.