Projeto UNIFORTE
Seg, 29 de Novembro de 2010 06:26

O projeto UNIFORTE é um projeto de extensão que conta com a parceria do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, IHARA e da Associação de Pequenos Agricultores de Santana da Vargem (UNIPASV) que comercializa café com o selo Fair Trade. O objetivo é auxiliar na adequação às normas da certificadora de modo a manter o selo que proporciona um diferencial de preços para os cafeicultores. Por outro lado, objetiva o treinamento vivencial dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura.

O projeto UNIFORTE foi planejado e configurado em 3 etapas:

1. Levantamento diagnóstico: envolveu a criação de planilhas com os pontos a ser avaliados, conforme as regras da certificadora; avaliação das propriedades; elaboração de relatório descritivo e estatístico e resumo que foi publicado no 36º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras.

2. Propostas de adequação: envolveu o planejamento das medidas de ajuste e solução dos problemas encontrados, onde foi definido a realização de dois dias de campo em comunidades onde se localizam grande parte das propriedades.

3. Reavaliação do Levantamento Diagnóstico: será a próxima etapa que irá utilizar a metodologia criada na primeira etapa e servirá para medir o impacto das propostas de adequação e criar índices de evolução da adequação e premiação dos produtores.

Foi realizado dia de campo, no dia 6 de novembro,  na Comunidade do Cajuru em Santana da Vargem/MG e na Fazenda São Carlos (Cassiano Araújo) em Três Pontas/MG, no dia 20 de novembro, como parte das atividades da segunda etapa.

01

Equipe do Projeto: Esquerda abaixo para a direita: Professor Dr. Felipe C. Figueiredo – Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, Cyntia – Pós-graduanda em Cafeicultura Sustentável, Luana aluno do 6º período, Francisco Presidente da UNIPASV, Bruno – Aluno do 5º período, Marcos Ávila – aluno do 5º período. Esquerda Acima para a direita: Frederico Gianasi – Sistema Planta Forte/Ihara, Marcos Silva Aluno do 5º período, Beatriz - gerente comercial da UNIPASV e Geovani – aluno do 6º período. O projeto conta também com Marcos Reis – 5º período e Aibi pos-graduando em Cafeicultura sustentável.

a2

a3