Irrigação por gotejamento
Qui, 25 de Abril de 2013 08:38

Irrigação por gotejamento em plantações cafeeiras

04Estudante de mestrado da Unifenas, Pedro Alberto da Silva, desenvolve projeto, em parceria com o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, sobre os procedimentos de irrigação em plantações cafeeiras.

O método testado no projeto é a irrigação por gotejamento, no qual serão realizados cinco tratamentos para avaliar as lâminas de água. O projeto do mestrando também é de responsabilidade do professor do Instituto, Arionaldo de Sá Júnior, e tem a participação de outros pesquisadores da Unifenas.

Segundo Pedro, que também é responsável pelo setor de cafeicultura do Câmpus Muzambinho, o intuito dessa pesquisa é verificar a viabilidade do método de irrigação para região de Muzambinho.

Os testes do projeto estão previstos para durarem três ou quatro anos e os primeiros procedimentos de irrigação serão realizados no período de seca. E após essa etapa será possível analisar os dados e o índice de produtividade em razão da irrigação.

Os dados ainda serão utilizados pelo aluno de iniciação científica, Rodolfo Marcondes, que desenvolverá seu trabalho de conclusão de curso sobre o mesmo tema e, com seu projeto cadastrado no NIPE, utilizará algumas informações obtidas na pesquisa em questão.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Confira as fotos: