Palestra com Pachecão PDF Imprimir E-mail
Ter, 02 de Outubro de 2012 09:45

Evento inicia programação da 4ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS

pachecao04O riso solto marcou a palestra “Sucesso: a arte de realizar sonhos”, ministrada na noite desta segunda-feira, 1º de outubro, pelo professor José Inácio da Silva Pereira, mais conhecido como Pachecão. O encontro dele com os estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho ocorreu no ginásio poliesportivo, onde cerca de mil pessoas compareceram. A palestra marcou o início das atividades da 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-graduação do Instituto Federal Sul de Minas, que serão realizados nos dias 16, 17 e 18 de outubro.

“Vim conversar com essa moçada sobre sonho, sobre vida, que eles saiam daqui acreditando neles e acreditando que tudo nesse mundo é possível. O objetivo é falar e mostrar que é possível, basta querer”, afirmou o professor antes de iniciar a palestra, aberta a todos os alunos.

Promovida pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (Nipe), a atividade recebeu o apoio do Sebrae-MG de São Sebastião do Paraíso, que premiou o Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia (Elitt) pelo bom desempenho no Desafio Sebrae 2012. O Campus Muzambinho superou a meta de inscrições de equipe.

Durante a palestra, Pachecão, que é professor de física, falou, de forma descontraída, sobre motivação e sobre vida. “A física é a natureza e nós fazemos parte dela. Somos a máquina mais feroz da natureza, o trabalho mais aperfeiçoado que ela conseguiu realizar. Minha tarefa é mostrar para os alunos que eles podem conseguir o que sonham”.

Ele ainda comentou que ficou surpreendido com a estrutura do Campus Muzambinho. “Já fui em alguns institutos federais, mas aqui é a primeira vez. Achei um barato, uma estrutura fantástica, comparada à de grandes centros. Fiquei muito feliz de vir em Muzambinho e encontrar essa moçada linda, nova, entusiasmada”.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS