Seg, 23 de Março de 2015 11:35

Seminário realizado no Câmpus Muzambinho promove debate sobre aspectos da utilização da Informática na Educação.

Aconteceu na última quinta-feira, dia 19 de março, seminário sobre a Informática na Educação organizado por alunos do 3º período do curso Ciência da Computação.

O seminário foi realizado como parte do desenvolvimento da disciplina "Computação e Sociedade" e teve como objetivo levar profissionais com experiência em suas áreas para demonstrarem aos alunos aspectos da real utilização da Informática na Educação brasileira.

Realizado no prédio da Tecnologia da Informação do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho, o seminário foi realizado pelos alunos José Augusto Batista e Cristina Aparecida Maria Anacleto, eÂÂcontou com a presença da professora dos cursos técnico em informática e Bacharel em Ciência da Computação, Iara de oliveira, da Secretária Executiva, Adélia Ribeiro Paulino, e do Coordenador Geral de Assistência ao Educando, Evane Silva.

Segundo Cristina Aparecida Maria Anacleto, “foram discutidas diferentes abordagens pedagógicas que podem conviver em um mesmo centro de formação, dependendo do tipo de demanda, das condições econômicas, da infraestrutura e da disponibilidade de tempo dos professores formadores e dos professores em formação”.

Ainda segundo Cristina, a escolha do tema do seminário se deu pela possibilidade de levantar essa discussão entre professores e alunos e analisar quais aspectos dos programas governamentais de inserção da informática no ambiente educacional precisam ser adaptados para que funcionem de forma mais adequada.

Segundo os organizadores José Augusto e Cristina A. M. AnacletoÂ"são muitos os fatores que contribuem para a não efetividade dos programas. Os mais relevantes são a falta de treinamento e atualização dos profissionais que irão capacitar os professores. Resistência ao novo. Quem aprende, muitas vezes, não tem paciência de ensinar e, com isso, há escolas que mantém o laboratório com as portas fechadas por não ter pessoas capacitadas para fazer com que a informática faça parte da vida dos alunos, desde o ensino fundamental até a graduação superior"

O professor Marcos Celso RodriguesÂaproveitou a oportunidade para incentivar os alunos a utilizarem corretamente as máquinas e suas ferramentas. E Adélia Ribeiro Paulino e Evane Silva, ainda destacaram a importância dos profissionais garantirem aos alunos um aprendizado que vá além da utilização dos dispositivos e máquinas e que os proporcione também uma visão mais ampla em relação a sociedade.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte