Apresentação de Trabalho
Sex, 28 de Novembro de 2014 08:34

Alunos do curso técnico em Enfermagem apresentam trabalhos de Conclusão de Curso para a comunidade.

Estudantes do curso técnico em Enfermagem apresentaram trabalhos de conclusão de curso para a população. Os trabalhos, orientados pela professora Flávia Helena Pereira, tiveram o objetivo de orientar a população sobre diversas temáticas da saúde.

No dia 28 de outubro, as discentes Daniela Oliveira e Ivanilda Aparecida Alves expuseram o trabalho sobre “Pé Diabético”. A apresentação aconteceu na Unidade de Saúde da Família Vila Lima, no município de Muzambinho. As aulas discutiram a importância do cuidado com os pés para prevenção de uma das complicações crônicas da doença, que é a neuropatia periférica.

Nesta mesma ocasião, orientados pelo professor Marcelo Lima, os estudantes Gustavo Cruz e Ester Campoli apresentaram o trabalho intitulado "O papel da enfermagem na prevenção da osteoporose". Esta iniciativa abordou a prevenção da osteoporose pela alimentação e exercícios físicos, cuidados no ambiente em que o idoso se encontra para evitar quedas e o papel da Enfermagem ao prestar estas orientações e cuidados.

Compareceram cerca de 40 pessoas pertencentes à área de abrangência da Unidade de saúde. Ao final das apresentações, os discentes fizeram um sorteio de brindes e ofereceram um café aos participantes das palestras.

Nesse mesmo dia, as alunas Patrícia Reis Gonçalves e Silvana Aparecida Martins Oliveira apresentaram o trabalho "Humanização da Assistência" para a turma do I módulo do curso técnico em enfermagem. Elas abordaram questões éticas que envolvem a profissão e discutiram sobre relacionamento profissional-paciente.

Já os alunos Edvânia Maria Benjamim, Elimar Moisés Veiga e Misléia Carvalho Moreira da Silva optaram pela abordagem “Como devemos agir diante de uma convulsão?”. A apresentação aconteceu para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida na noite do dia 18 de novembro. Os alunos tiveram como objetivo orientar a população sobre os cuidados que devemos ter durante uma crise convulsiva. Com esta palestra, o público teve oportunidade de questionar e tirar as dúvidas com relação ao tema exposto. Ao final da exposição, houve a exibição de um vídeo com a simulação de uma crise convulsiva, apontando para os cuidados e medidas eficazes que podem ser realizados por qualquer pessoa, no ambiente de trabalho, domiciliar ou na rua.

As apresentações desses trabalhos, além de fazer parte da grade curricular do curso como forma de avaliação, contribuem também para a inserção do estudante junto à sociedade e para a educação da população.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações da prof.ª Flávia Helena Pereira

Confira as fotos: