Seminfo e Empreenda
Qua, 26 de Novembro de 2014 09:13

9ª Semana de Informática e 4º Empreenda reúnem estudantes e profissionais em palestras e minicursos.

Ocorreu entre os dias 17 e 22 de novembro a 9ª Seminfo e o 4ª Empreenda do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

O evento fez parte da Semana Global de Empreendedorismo e possibilitou discussões em torno de questões sobre informática e empreendedorismo com centenas de alunos e profissionais da área.

Organizado pelo curso de Ciência da Computação, pelo Diretório Acadêmico Alan Turing, pelo Clube de Empreendedorismo e pelo ELITT/NIT do Câmpus Muzambinho, o evento contou com palestras e minicursos sobre as duas áreas.

Foram ministradas palestras sobre "Computação em nuvem como ferramenta para inclusão digital e ensino a distância: uma abordagem e mercadológica", por Fabiano Costa Teixeira; "SearchOnMath.com" - A ferramenta de busca para fórmulas matemáticas, por Flávio Barbieri Gonzaga; "A Ciência da Bananada", por Hélio Lemes Costa Júnior; um painel sobre "Método de planejamento de projetos", por Lauri Zen.

Segundo uma das organizadoras do evento, a professora Cristina Lucia Janine Lopes, o evento teve como objetivo “desenvolver a cultura empreendedora, tanto para alunos quanto professores e comunidade externa. Além de trazer informações muito atualizadas na área de computação”.

O evento contou com mais de vinte minicursos sobre informática básica, robótica, programação, redes e hardwares, softwares aplicados na educação, cubo mágico, animação em flash, sobre Canvas, desenvolvimento com criatividade, Finanças domésticas, Networking, Negociação e técnicas de Liderança.

Segundo Cristina Aparecida Maria Anacleto, membro da organização do evento, trazer essas palestras e minicursos foi importante porque proporcionou a aproximação entre os profissionais e os alunos trazendo novos conhecimentos a eles.

Durante a semana ainda foi realizada a pesquisa Top of Mind, na qual 16 setores foram pesquisados em Muzambinho e no dia 20 de novembro os empresários de maior destaque foram homenageados. Nesse dia os presentes ainda puderam assistir a palestra “Além da gestão tradicional” ministrada por Matheus Haddad.

Também foram escolhidos os melhores trabalhos desenvolvidos no Câmpus que, na sexta-feira, dia 21 de novembro, foram anunciados a todo público presente, sendo eles:

• EMPREENDEDORISMO 10.0 - CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA
  • MARATONA DE EMPREENDEDORISMO - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
  • MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICO - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Texto: Tatiana Duarte
Confira as fotos: Luiz Fernando Bócoli, Lucas Constantino, Cleciana Rangel e Robertto Cavalcanti

Confira as fotos: