Saúde da Mulher
Qui, 10 de Julho de 2014 08:35

Alunos do curso técnico em Enfermagem alertam mulheres sobre as implicações da doença Endometriose.

No dia 24 de junho de 2014, alunos do curso técnico de enfermagem do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, realizaram atividade educativa sobre saúde da mulher.

Abordando, mais especificamente, casos de Endometriose na Estratégia de Saúde da Família no Município de Nova Resende os alunos sensibilizaram mulheres em idade fértil sobre os sinais e sintomas da doença, sobre a importância do diagnóstico precoce, sobre prevenção de infertilidade e promoção da qualidade de vida.

Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Sintomas
* Dismenorreia – cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;
* Dispareunia – dor durante as relações sexuais;
* Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
* Infertilidade.

Diagnóstico
Diante da suspeita de endometriose, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos exames laboratoriais e de imagem: visualização das lesões por laparoscopia e ultra-som endovaginal. O diagnóstico de certeza, porém, depende da realização da biópsia.

Tratamento
A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos.
Mulheres mais jovens podem se valer de medicamentos que suspendem a menstruação: a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos. O inconveniente é que essas pílulas podem provocar efeitos colaterais adversos.
Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve o número de filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.

Recomendações
Não imagine que a cólica menstrual é um sintoma natural na vida da mulher. Procure o ginecologista e descreva o que sente para que ele possa orientar o tratamento.
* Faça os exames necessários para o diagnóstico da endometriose, uma doença crônica que acomete mulheres na fase reprodutiva e interfere na qualidade de vida;
* Inicie o tratamento adequado ao seu caso, tão logo tenha sido feito o diagnóstico da doença;
* Saiba que a endometriose está entre as causas possíveis da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado.

ENDOMETRIOSE- FIQUE ATENTA!
IFSULDEMINAS- COMPROMISSO COM A COMUNIDADE.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações de Larissa Sales Martins.

Confira as fotos: