Primeiros Socorros
Ter, 22 de Abril de 2014 15:20

Câmpus Muzambinho realiza minicurso sobre primeiros socorros em sala de aula

Aconteceu no dia 12 de abril no auditório do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho uma palestra sobre primeiros socorros em sala de aula para os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas e do Curso Técnico em Enfermagem. Cerca de 65 estudantes participaram da aula ministrada pelo prof. Antonio Carlos Bolonha Junior, que é pós-graduado em Enfermagem do Trabalho e Docência para Nível Superior.

A ideia inicial foi realizar um sábado letivo de modo coletivo – envolvendo todos os períodos do curso de Ciências Biológicas. O palestrante conversou com os alunos sobre o que são primeiros socorros, como fazê-los e como o professor pode auxiliar quando acontece algo em sala de aula, como, por exemplo: desmaios; queda de pressão; crise de hipoglicemia; fraturas; convulsão; cortes e escoriações; engasgo (obstrução de vias aéreas por corpo estranho); queimaduras; picada de cobra, escorpião e aranha; entre outros.

Para a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, profª. Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, o minicurso é uma oportunidade para trazer um diferencial para os alunos. "Os alunos puderam entrar em contato com as principais técnicas de socorro (fazendo simulações). Isso proporciona uma complementação na sua formação acadêmica, pois faz com que fiquem aptos a prestar os primeiros socorros em sala de aula e ainda como poderão contribuir para o atendimento dos profissionais da saúde", concluiu Daniela.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações da profª. Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel.